SÓ GOZO COM QUEM DÁ

domingo, 27 de julho de 2008

EXPECTATIVA MARCA PRIMEIRA MOBILIZAÇÃO DE HAROLDO

Na cidade serrana de Martins, o domingo será dedicado à primeira mobilização encabeçada pelo prefeito Haroldo Teixeira.

Haroldo, que nos últimos meses foi alvejado por uma forte artilharia partindo da oposição, afirma que retardou o início da sua campanha...respeitou a realização do Festival Gastronômico...mas entrará de cabeça na disputa pela reeleição.

O discurso do prefeito oestano será acompanhado com ansiedade e expectativa.Será que o homem vai soltar o verbo?

(Giro Pela Estado - Marcio Costa)

sábado, 19 de julho de 2008

V FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MARTINS




visitantes de ARACAJU
Visitantes de Natal
Apresentação das POTIGUARAS






m

Musicos Martinenes








Eder e Deusdeth Maia






Bodelyra Vilma Farias







quinta-feira, 17 de julho de 2008

quarta-feira, 16 de julho de 2008

ARTESANATO NO UNIVERSO DA ARTE












Os Artesões Martinenses estão de parabéns com a abertura realizada ontem às 19:oohs do UNIVERSO DA ARTE; espaço para trabalho e exposição das artes.

O evento contou com a participação dos artesões associados e os membros da sociedade Martinense.







domingo, 13 de julho de 2008

PITORESCOS DA SERRA

Erro de interpretação
Num veículo foi colocado um adesivo:
DEIXE O BODE GOZAR
Resposta em outro:
DEIXAR, ATÉ QUE A GENTE DEIXA, MAS ÊLE NÃO FAZ NADA
Em outro mais:
TU NÃO ME ENGANAS DE NOVO.
Nota do blog: ¨O bode só goza com quem dá¨. Não interpretem mal outra vez.

sábado, 12 de julho de 2008

MARTINS GANHA MATADOURO PÚBLICO


Martins ganha novo Matadouro Público, devido ao crescimento da cidade nos últimos anos, o antigo Matadouro Público, que foi construído há mais de 20 anos, ficou encravado num conjunto habitacional construído no Bairro Jocelyn Vilar, gerando um problema sanitário.

A atual administração municipal resolveu construir um novo Matadouro Municipal, que já está com 20% de sua obra contruída, está localizada à 3 km da cidade, na RN 117; trecho Martins-Serrinha dos Pintos.

O investimento é de 129.000,00 reais do Governo Federal.

Segundo o responsável pela obra, sua conclusão se dará nos próximos 60 dias.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

TRILHAS POTIGUARES EM MARTINS













PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRN LEVA SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO PARA A SERRA DO MARTINS.


Por Patrícia Carvalho

Um projeto e o pé na estrada. Foi assim que o Trilhas Potiguares, Projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chegou a Martins. Os cursos de Enfermagem, Jornalismo, Biblioteconomia, História, Biomedicina, Pedagogia, Psicologia e Turismo da Universidade estiveram presentes na Cidade, por meio de projetos de 13 trilheiros, cada um deles com no mínimo um projeto desenvolvido, relacionado ao seu curso, a vontade de aprender e a disponibilidade para ajudar aos demais trilheiros.

Assim foi de 30 de junho a 07 de julho em Martins, com realização de oficinas de sexualidade, primeiro socorros, auto-exame da mama, exames preventivos de câncer de colo de útero e próstata e a Oficina das Palhacinhas, que levou higiene bucal às crianças nos colégios e nas praças da Cidade, com as alunas de Enfermagem Rosane Sousa, Isabelle Fernandes e trilheiros livres. Mas o Trilhas Potiguares, que visa unir Universidade e comunidade, não abordou somente saúde, mas drogas, com o aluno Pedro Rauel, de Biomedicina; Educação Ambiental com a aluna de Geografia, Heloísa Santos; xilogravura, com a coordenadora do Trilhas em Martins e professora do Departamento de Artes da UFRN, Rafaela Farias; Cerimonial, com as alunas de Turismo, Bárbara Mendes e Geomara Souza, além das Oficinas Contagem de Histórias e Técnicas e Linguagens para o Rádio, ministrada pela aluna Patrícia Carvalho (Jornalismo), que deve ser continuada pelos alunos do Centro Estadual Raimunda Barreto (CERB), depois de possível negativa de espaço para veiculação de programas produzidos por munícipes na FM Vida.

O diretor da FM Vida, Erian Leite, disse estar aberto à conversas, mas estimou que a veiculação desses programas teria 90 por cento de chance de dar errado, devido a falta de espaço na programação da Rádio.

A Oficina de Técnicas e Linguagem para rádio teve ainda, em seu 1º dia, a participação do jornalista Yuno Silva (UFRN), que se encontrava na cidade para cobertura do V Festival Gastronômico de Martins, que começa na próxima quinta- feira, e aproveitou a oportunidade para ser entrevistado pelos alunos sôbre jornalismo ambiental, jornalismo cultural e sua experiência na área.

Alunos deficientes também foram contemplados, com a Oficina Geografia Tátil, ministrada para professores pela aluna de Geografia, Thayanna Bandeira. E, para os cursos de Pedagogia, Biblioteconomia, Psicologia e História, ficaram as Oficinas de mamulengos, realizada pelo aluno Thiago Santos, organização do acervo das bibliotecas, com Aniolly Maia; Cristina Braz, com sexualidade e reflexão sobre gravidez não planejada, e oficina de Resgate Histórico com idosos, com Éder de Souza, respectivamente.

Marcando a passagem do Trilhas por Martins, uma solenidade foi realizada pelos munícipes, tendo como fundamento teórico os ensinamentos da Oficina de Cerimonial. Na ocasião, a Prefeitura de Martins manifestou, informalmente, interesse a respeito da continuidade de alguns projetos desenvolvidos por trilheiros, como as Oficinas das Palhacinhas e Técnicas e Linguagens para o Rádio.

Memória: O Projeto “Trilhas Potiguares” é um projeto de extensão da UFRN, e, desde 1996 faz convênios com municípios para realização de oficinas pelos alunos da UFRN, plantando sementes para construção de multiplicadores e possível desenvolvimento sustentável das regiões por onde passa. Atualmente 15 municípios estão cadastrados no Projeto. Informações na PROEX: (84) 3215-3231/ 3215-3262.

terça-feira, 8 de julho de 2008

MARTINS GANHA CENTRO DOS ARTESÕES


Uma parceria entre a Prefeitura de Martins e a associação Universo da Arte acabou dando certo.
Com o investimento obtido foi possível reformar o antigo prédio do Açougue Municipal, assim como adquirir os equipamentos necessários para seu funcionamento inicial.

O prédio reformado conta com seis boxes oficina, escritório, auditório, depósito de materiais, copa-cozinha, e sanitários.
Entre os equipamentos podemos citar: duas máquinas para corte-costura, máquina para bordar, dois computadores com internet, impressora, etc. A referida Associação é presidida pela Sra. Helena Liberato


Leia à seguir a entrevista com a Sra. Helena:


Blog: Como surgiu a idéia que concretizou o Centro de Artesões?

Sra. Helena: Foi um projeto desenvolvido pela Associação Universo da Arte em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e da Assistencia Social, visando suprir uma lacuna existente, na aréa do Turismo; que é o artesanato; como também desenvolver o potencial do artesão local.

Blog: Quantos artesões a Associação tem no momento?

Sra. Helena: No momento temos sessenta artesões cadastrados, mas esperamos muitos mais com o desenvolvimento do projeto.

Blog: O que foi feito para aumentar ou qualificar o potencial desses artesões?

Sra. Helena: Foram administrados cursos específicos para cada àrea de atuação dos artesões.

Blog: Quais são essas àreas?

Sra. Helena: As principais foram: Pintura em cerâmica, Artes em madeira, Reciclagem e outras mais.

Blog: Quando será a abertura de exposição do trabalhos do Centro de Artesões?

Sra. Helena: A abertura da exposição dos trabalhos será no dia 15 de julho, terça-feira, véspera do ínício do V Festival Gastronômico de Martins.

domingo, 6 de julho de 2008

Educação supera números do IDEB


O município comemora os bons resultados na educação apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) projetados pelo Ministério da Cultura (MEC).

O Centro Educacional Rita Baliza Alves (CERBA) que em 2005 apresentou um índice de 2.2 nas séries iniciais, atingiu em 2007 3.1 de pontuação, superando em 0,8 a meta estimada pelo índice nacional.

O mesmo aconteceu com o Centro Educacional Raimunda Barreto (CERB) que passou de 2.7 em 2005 para 2.8 no ano passado, também superando os números estimados pelo MEC que previa estabilização da nota.

As escolas estaduais também tiveram avaliação positiva, sobretudo a Almino Afonso que há três anos tinha aprovação de 2.7 e no ano passado atingiu 3.8 de pontuação, 1.1 maiores do que era esperado pelo Ministério.

Já as escolas estaduais Antonio João de Queiroz e Desembargador Sinval que não tinham sido avaliadas em 2005 tiveram índice de 2.6, cada, atendendo as expectativas do que foi exigido pelo governo.

No quadro geral houve avanço significativo nos anos iniciais que são de responsabilidade do município, passando de 2.4 em 2005 para 3.1 em 2007, superando em 0,7 a meta prevista.
Para a secretária municipal de educação, Elizaete Maria, os números não poderiam ser melhores.

“Isso só reflete o empenho da nossa equipe e o comportamento do município com a formação dos professores e demais segmentos. Se continuarmos crescendo assim atingiremos a meta final muito antes do previsto pelo MEC, que deveria ser no ano de 2021”, complementa Elizaete.

IDEB - O Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado com base em dois tipos de informações: a) as informações sobre rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar da Educação Básica; e b) as informações sobre o desempenho dos estudantes em exames padronizados elaborados pelo Inep – Saeb e Prova Brasil.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

CALMA PESSOAL

Calma pessoal, não podemos descrever tudo de uma só vez; pois são tantas
Vou colocando bem devagazinho. OK!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

BOA NOVA, MARTINS E REGIÃO



Ontem foram iniciados os testes dos equipamentos da MICRO-FÁBRICA DE POLPA E SUCO, que a vários anos estava abandonada sem ser concluída.
Agora em fase de pré-operação podemos afirmar que em breve o Município de Martins e região terá mais um incentivo ao seu desenvolvimento.

Leia a íntegra da entrevista com o Sr. Cesar Maia, Presidente da Associação responsável pela operação da fábrica:

blog: Como foi possível realizar este empreendimento?

Sr. Cesar Maia : Através de uma parceria do Governo do Estado junto com a Prefeitura de Martins foi possível concluir este antigo desejo da comunidade.

blog: Qual será a capacidade de processamento de frutas inicial?

Sr. Cesar Maia : A produção inicial de processamento será de 100 (cem) quilos por hora.

blog: Quais frutas serão processadas?

Sr. Cesar Maia : Serão processadas frutas tais como: cajú, manga, goiaba, acerola ou qualquer outra fruta industrializável.

blog: Quantas famílias produtoras de frutas estarão aptas a fornecer esta matéria prima?

Sr. Cesar Maia : Já temos várias famílias cadastradas para iniciar a produção e esperamos que muitas outras tomem conhecimento e nos procure para seu cadastramento, o qual aceitaremos com o maior prazer.

blog: A inauguração ainda não está marcada, mas desde já imaginamos que será um grande acontecimento para o povo de Martins e região, pois irá gerar renda e emprego para todos.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Campanha contra a violência!


Continua repercutindo muito mal a atitudes de alguns correligionários da ex-prefeita e candidata Maria José (DEM) que resolveram partir para a agressão depois da convenção de domingo. Ninguém fala em outra coisa. A preocupação do povo agora é que se repitam os tempos anteriores onde o coronelismo imperava em Martins, que foi obrigada a se dividir em dois blocos. Ora, se como candidatos eles estão assim o que seria do nosso povo se eles ganhassem à campanha. O pior é que até agora ninguém se quer teve o interesse de justificar nada. O mínimo que as candidatas deveriam fazer era pedir desculpas ao povo de Martins que anda com medo da reação de seu grupo. Estão falando em trancar as portas quando for acontecer movimentação do DEM. Vamos ter de pedir reforço policial ou eles vão querer violentar os cidadãos impedindo a democracia do povo.

A campanha que queremos

O que nós precisamos é de uma campanha limpa, sem violência e ameaças. Precisamos de políticos comprometidos com a cidade e com o seu desenvolvimento. Alguém que respeito às diferenças e as opiniões, não de pessoas isoladas ou grupos que queiram se apossar da cidade como se aqui fosse uma terra de ninguém. Queremos paz nessa campanha. Diga não a violência e venha pra campanha da Eleição da PAZ!

È o começo

A disputa eleitoral tem seu início marcado para o próximo dia 06 de julho. Com as Convenções realizadas e os candidatos escolhidos.
A Justiça Eleitoral tem que mostrar sua força, pois a Coligação liderada pelo DEMO, cometeu vários delitos eleitorais na sua convenção: indicando desde já como conduzirá a sua campanha.