SÓ GOZO COM QUEM DÁ

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O IBOPOPULI E CHICO PREÁ

 François Silvestre

O pesquisador do Ibopopuli, ou outro qualquer, pois são todos iguais em matéria de mentira, descobriu a casa de Chico Preá, na descida do moro do Cumbe, pros lados do Sanharão.

Instituto de pesquisa só se dá bem no Brasil porque os candidatos mentem mais do que eles e os eleitores possuem igual integridade política. Numa gradação de safadeza os corruptos chegam na frente. Depois Vêm os eleitores. Depois os políticos. E logo encangados os ibopes e as igrejas. E a mídia; de papel, oral ou virtual, mãezona de todos eles.

O poeta estava regando duas mudas de manjericão, feitas para presentear o Mirante de Mãe Guilé, que será inaugurado neste fim de ano. “O manjericão acalanta o olfato, descansa a vista e afaga o paladar”. Ele diz.

Mandou a visita ocupar uma cadeira de maracatiara e couro, feita por Binha Torres, de Caicó e descoberta por Anchieta Jácome, de Pendências.

“Abolete-se e diga ao que veio”. O jovem informou que estava fazendo uma pesquisa eleitoral, coisa importante nesse momento na vida nacional. “Meu filho, o importante aqui, nesse momento é a carregação da aroeira, que avisa bom inverno. Mas o inchuí tá magro, o que não é bom sinal”.

Deu várias lições de suas “experiências” de chuva, mas o pesquisador nem tava ouvindo. Tinha pressa.

Perguntou: “O que precisa mudar de verdade no Brasil”? Chico Preá: “O eleitor. Esse é o pior que há”. O pesquisador: “Eu tô falando da gestão pública”. O poeta: “E eu tô falando da gestação pública”.

O rapaz do ibofolha ou populibope ou centruvoz percebeu que por aí não ia. E resolveu encerrar logo aquela entrevista perguntando sobre o voto do matuto: “Em quem o senhor vota”? Chico Preá: “Eu voto em Juscelino pra presidente, Lott pra general, Lacerda pra jornalista, Georgino pra bajulador, Cascudo pra pesquisador, Prestes pra comunista, Castelo pra traidor, Aluizio pra orador e Dix-sept pra governador”. O rapaz quase tem um ataque de raiva, mas se conteve. “Tô perguntando sobre o quadro atual”. O poeta, sem se alterar, responde: “O quadro atual é verde, antigamente era preto. Tanto que chamavam de “quadro-negro”. Hoje num pode mais. E para não chamar de quadro afro-descendente, mudaram para quadro-verde”.

“O senhor é a favor do aborto”? A resposta é outra pergunta: “Quem é que tá buchuda”?

Nem dá para descrever a reação do pesquisador. Com esforço voltou a perguntar: “O senhor é contra ou”..., antes de terminar, Chico responde: “Sou contra”. “Mas eu nem disse em quê”... “Qualquer coisa que você perguntar de eleição eu sou contra. É o único jeito de não me arrepender”.

“O senhor gosta de Serra”? “Gosto da serra”. “O senhor gosta de Lula”? “Nem de caranguejo”. “O senhor gosta de Dilma”? “Eu gosto mesmo é de queijo de coalho com rapadura”.

Na tabulação da pesquisa o rapaz mudou tudo. E nada do que o poeta disse foi considerado. Té mais.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TOMOGRAFIA DO ATENTADO DA BOLINHA

DATAFOLHA - migração de voto

DILMA AMPLIA VANTAGEM
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (21) confirmou a tendência de ampliação da vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, sobre o adversário José Serra (PSDB).

Contabilizando apenas os votos válidos, Dilma foi a 56%, contra 44% de Serra. O levantamento anterior dava 54% a 46%. O levantamento mostrou também que a vantagem da petista considerando todos os votos passou de oito para dez pontos. Agora, sem descontar brancos e nulos, Dilma tem 50% das intenções de voto, contra 40% de Serra. Na pesquisa divulgada na segunda-feira (18), a ex-ministra tinha 48%, contra 41% do oponente


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TERRORISMO

Cinco Ondas da campanha contra Dilma Rousseff


As ondas de uma campanha feita nas sombras

por Rodrigo Vianna

O jornalista Tony Chastinet é um especialista em desvendar ações criminosas. Sejam elas cometidas por traficantes, assaltantes de banco, bandidos de farda ou gangues do colarinho branco. Foi o Tony que ajudou a mostrar os caminhos da calúnia contra Dilma, como você pode ler aqui.

O Tony é também um estudioso de inteligência e contra-inteligência militar. E ele detectou, na atual campanha eleitoral, o uso de técnicas típicas de estrategistas militares: desde setembro, temos visto ações massivas com o objetivo de disseminar “falsa informação”, “desinformação” e criar “decepção” e “dúvida” em relação a Dilma. São conceitos típicos dessa área militar, mas usados também em batalhas políticas ou corporativas – como podemos ler, por exemplo, nesse site.

Na atual campanha, nada disso é feito às claras, até porque tiraria parte do impacto. Mas é feito às sombras, com a utilização de uma rede sofisticada, bem-treinada, instruída. Detectamos nessa campanha, desde a reta final do primeiro turno, 4 ondas de contra informação muito claras.

1) Primeira Onda – emails e ações eletrônicas: mensagens disseminadas por email ou pelas redes sociais, com informações sobre a “Dilma abortista”, “Dilma terrorista”, “Dilma contra Jesus”; foi essa técnica, associada aos sermões de padres e pastores, que garantiu o segundo turno.

2) Segunda Onda – panfletos: foi a fase iniciada na reta final do primeiro turno e retomada com toda força no segundo turno; aqueles “boatos” disformes que chegavam pela internet, agora ganham forma; o povão acredita mais naquilo que está impresso, no papel; é informação concreta, é “verdade” a reforçar os “boatos” de antes;

3) Terceira Onda – telemarketing: um passo a mais para dar crédito aos boatos; reparem, agora a informação chega por uma voz de verdade, é alguém de carne e osso contando pro cidadão aquilo tudo que ele já tinha “ouvido falar”.

4) Quarta Onda – pichações e faixas nas ruas: a boataria deixa de frequentar espaços privados e cai na rua; “Cristãos não querem Dilma e PT”; “Dilma é contra Igreja”; mais um reforço na estratégia. Faixas desse tipo apareceram ontem em São Paulo, como eu contei aqui.

O PT fica, o tempo todo, correndo atrás do prejuízo. Reparem que agora o partido tenta desarmar a onda do telemarketing. Quando conseguir, a onda provavelmente já terá mudado para as pichações.

Há também a hipótese de todas as ondas voltarem, ao mesmo tempo, com toda força, na última semana de campanha. Tudo isso não é por acaso. Há uma estratégia, como nas ações militares.

O que preocupa é que, assim como nas guerras, os que tentam derrotar Dilma parecem não enxergar meio termo: é a vitória completa, ou nada. É tudo ou nada – pouco importando os “danos colaterais” dessas ações para nossa Democracia.

Reparem que essas ondas todas não foram capazes de destruir a candidatura de Dilma. Ao contrário, a petista parece ter recuperado força na última semana. Mas as dúvidas sobre Dilma ainda estão no ar.

Minha mulher fez uma “quali” curiosa nos últimos dias. Saiu perguntando pro taxista, pro funcionário da oficina mecânica, pro vigia da rua de baixo, pra moça da farmácia: em quem vocês vão votar? Nessa eleição, pessoas humildes- quando são indagadas por alguém de classe média sobre o assunto - parecem se intimidar. Uns disseram, bem baixinho: “voto na Dilma”, outros disseram “não sei ainda”. Quando minha mulher disse que ia votar na Dilma, aí as pesoas se abriram, declararam voto. Mas ainda com algum medo de serem ouvidos por outros que chamam Dilma de “terrorista”, “vagabunda”, “matadora de criancinhas”.

O que concluo: as técnicas de contra-inteligência de Serra conseguiram deixar parte do eleitorado de Dilma na defensiva. As pessoas – em São Paulo, sobretudo -têm certo medo de dizer que vão votar em Dilma.

Esse eleitorado pode ser sensível a escândalos de última hora. Não falo de Erenice, Receita Federal, Amaury – nada disso.

Tony teme que as o desdobramento final da campanha (ou seja a “Quinta Onda”) inclua técnicas conhecidas nessa área estratégico-militar: criar fatos concretos que façam as pessoas acreditarem nos boatos espalhados antes.

Do que estamos falando? Imaginem uma Igreja queimando no Nordeste, e panfletos de petistas espalhados pela Igreja. Imaginem um carro de uma emissora de TV ou editora quebrado por “raivosos petistas”.

Paranóia?

Não. Lembrem como agiam as forças obscuras que tentaram conter a redemocratização no Brasil no fim dos anos 70. Promoveram atentados, para jogar a culpa na esquerda, e mostrar que democracia não era possível porque os “terroristas” da esquerda estavam em ação. Às vezes, sai errado, como no RioCentro.

Por isso, vejo com extrema preocupação o que ocoreu hoje no Rio: militantes do PT e PSDB se enfrentaram numa passeta de Serra. É tudo que o que os tucanos querem na reta final: a estratégia, a lógica, leva a isso. Eles precisam de imagens espataculares de “violência”, da “Dilma perigosa”, do “PT agitador” – para coroar a campanha iniciada em agosto/setembro.

Espero que o Tony esteja errado, e que a Quinta Onda não venha. Se vier, vai estourar semana que vem: quando não haverá tempo para investigar, nem para saber de onde vieram os ataques.

Tudo isso faz ainda mais sentido depois de ler o que foi publicado, pelo ”Correio do Brasil”: uma Fundação dos EUA mostra que agentes da CIA e brasileiros cooptados pela CIA estariam atuando no Brasil – exatamente como no pré-64.

Como já disse um leitor: FHC queria fazer do Brasil um México do sul (dependente dos EUA), Serra talvez queira nos transformar em Honduras (com instituições em frangalhos).

Os indícios estão todo aí. Essa não é uma campanha só “política”. Muito mais está em jogo. Técnicas de inteligência militares estão sendo usadas. Bobagem imaginar que não sejam aprofundadas nos dez dias que sobram de campanha.

Por isso, o desespero do PSDB com as pesquisas. Ele precisa chegar à ultima semana com diferença pequena. Se abrir muito, até a elite vai desconfiar das atitudes das sombras, vai parecer apelação demais.

Estejamos preparados pra tudo. E evitemos entregar à turma das sombras o que ela quer: agressões contra Serra, contra Igrejas, contra carros de reportagem.

O Brasil precisa respirar fundo e passar por esse túnel de sombras em que acampanha de Serra nos lançou.

SERRA AGREDIDO?

Vídeo compara reportagens e desmonta versão sobre agressão a Serra


Por: Guilherme Amorim, Rede Brasil Atual
No Youtube, video questiona suposta agressão a Serra (Reprodução)

São Paulo – Um video postado no portal Youtube compara as reportagens produzidas pela TV Globo e pelo SBT sobre a "agressão" sofrida por José Serra (PSDB), durante caminhada pelas ruas de Campo Grande, no Rio, nesta quarta-feira (20). A versão, endossada pela campanha tucana, também é apresentada em jornais impressos desta quinta-feira (21).

Segundo a reportagem apresentada na Globo, o candidato teria sido agredido por militantes petistas durante o ato de campanha por um rolo de fita adesiva, passado mal, se dirigido a um hospital onde teria passado por exames a e cancelado o restante da agenda do dia, por ordem médica (vá ao endereço para assistir: http://www.youtube.com/watch?v=nrvEHJB9c-8).

Mas o SBT mostra que o que atingiu Serra foi uma bola de papel, que o tucano continou caminhando normalmente, até receber um telefonema para, então, levar a mão à cabeça e se queixar das consequências do "golpe".

A versão de agressão havia sido apresentada pela assessoria de imprensa de candidato. Em nota para informar sobre o cancelamento de agenda, o texto afirma que Serra teria sido impedido de prosseguir na caminhada. "(Depois), em determinado momento, acertaram a cabeça do candidato Serra com um pesado objeto", diz a nota. No site da revista Veja, na tarde de quarta, a informação era de que uma pedra havia sido atirada contra o candidato.

Reação no Twitter

O episódio gerou uma nova onda no Twitter. A hashtag (termo precedido pelo símbolo # que ajuda a demarcar o assunto da mensagem na rede social de microblogs) "#serrarojas" chegou a figurar entre as que mais receberam postagens de internautas. O nome lembra o goleiro chileno que simulou um corte no supercílio durante um jogo contra o Brasil pelas eliminatórias da copa de 1980, no Maracanã. Outro termo usado por críticos de Serra foi "#BolinhadePapelFacts".

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CUIDADO, ELE MORDE

por Marco Aurélio Mello, no Doladodelá

Meu filho mais velho, Pedro, me perguntou ontem se eu tenho certeza que o Serra não faria um bom governo. Absoluta, respondi. Depois fiquei pensando, por quê? Resolvi listar pelo menos sete razões concretas para ter construído esta certeza.

1. Desde que foi para Brasília, onde ocupou cargos no Legislativo e, depois, no governo Fernando Henrique, Serra montou uma central de inteligênica clandestina, cuja finalidade era investigar, intimidar e chantagear seus adversários (usando para isso jornalistas inescrupulosos que conheço).

2. Quando se candidatou à presidência, em 2002, para tirar do caminho sua adversária Roseana Sarney, tramou contra ela e o marido uma operação com a ala tucana da Polícia Federal, para expor o caixa dois da pré-campanha da adversária (como se caixa dois fosse privilégio apenas de opositores).

3. Tentou derrubar com ilações seus principais companheiros de partido: Geraldo Alckmin e Aécio Neves, um em 2006, e outro em 2009 – sobre Alckmin, expôs suas ligações com a Opus Dei (que hoje apoia Serra ferrenhamente) e, sobre Aécio, insinuações de que o agora senador seria dependente de cocaína e tinha predileção por agredir mulheres.

4. Sempre calou a imprensa paulista com dinheiro, na forma de anúncios, assinaturas e negócios nebulosos. Todos os jornalistas que se impuseram em seu caminho foram massacrados. Ele próprio, Serra, tem o péssimo hábito de telefonar para as redações para “conversar” diretamente com os diretores de jornalismo. Já testemunhei uma dessas conversas. Para ficar em apenas dois exemplos, na TV Cultura: Luis Nassif e Heródoto Barbeiro foram afastados, depois que fizeram críticas a seu governo.

5. Recentemente, deu à TV Globo um terreno (que era do povo paulista) numa das áreas mais valorizadas da capital, em troca de um projeto - no mínimo esquisito - de formação de mão de obra para a televisão. Um escândalo que só não foi investigado porque o Ministério Público Estadual está nas mãos do PSDB há 16 anos!

6. Como Governador, nos últimos anos, determinou que sua Polícia Militar sempre reprimisse manifestações, seja de policiais civis em greve, de estudantes da USP e, até, de professores, o que expôs toda sua truculência em governar, em detrimento do diálogo e da conciliação.

7. Agora, em 2010, o candiato e seus apoiadores têm promovido uma das campanhas eleitorais mais sujas da história do país. Serra posa de estadista, enquanto um grupo de profissionais (colegas jornalistas entre eles) espalha calúnia e difamação em e-mails apócrifos, panfletos e nas redes sociais – como o twitter. Há uma coleção de pessoas já identificadas com seus número de computadores, que serão objeto de análise pelo Ministério Público e a Justiça Eleitoral.

Costumo brincar com o Pedro que, se Serra fosse eleito, eu e meus colegas perderíamos o emprego. Não duvidaria disso!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

APOIO DOS INTELECTUAIS

CHICO BUARQUE NO ATO PRÓ-DILMA:

"Venho aqui reiterar meu apoio entusiasmado à campanha da Dilma. Essa mulher de fibra, que já passou por tudo, não tem medo de nada. Vai herdar o senso de justiça social, um marco do governo Lula, um governo que não corteja os poderosos de sempre, não despreza os sem-terra, os professores, garis. A forma de governar de Lula é diferente. Ele não fala fino com Washington, nem fala grosso com Bolívia e Paraguai. Por isso, é ouvido e respeitado no mundo todo. Nunca houve na História do país algo assim"

CENTENAS DE INTELECTUAIS LOTARAM O TEATRO CASAGRANDE NO RIO. APOIO A DILMA SUPERA ATO PARA LULA EM 2002."

Dilma em seu discurso agradeceu o apoio: “As músicas que ouvi e os livros que eu li estão aqui, com todos esses cantores e artistas". Ela defendeu o investimento em cultura e educação como indissociável de um verdadeiro processo de desenvolvimento: "Para diminuir a desigualdade pela raiz é preciso gastar dinheiro com educação de qualidade, pagando professores de forma digna, não recebê-los com cassetetes”.

PESQUISA VOX POPULI

Agora que a campanha despertou, com manifesto de intelectuais, artistas, religiosos, juristas e dos movimentos sociais e com atos de rua como o abraço à Petrobras na próxima quinta-feira, é bom ver que os indicadores de Dilma também começam a subir. Quem votou em outros candidatos no primeiro turno já percebeu que agora é o Brasil do avanço ou o da roda presa. O Brasil do povo ou o dos vendilhões. E isso tende a fazer Dilma crescer ainda mais do que mostrou o Vox Populi.

De acordo com o instituto, que fez sua segunda pesquisa neste segundo turno, Dilma subiu de 48% para 51% das intenções de voto e Serra caiu de 40% para 39%. O crescimento de Dilma se deu sobre os indecisos, que passaram de 6% para 4%. Brancos e nulos permaneceram em 6%.

Considerados apenas os votos válidos, a vantagem de Dilma é ainda maior, 57% contra 43% do tucano. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual.

Com toda a exploração da questão do aborto, Serra tem 44% entre os eleitores que se declaram evangélicos, contra 42% de Dilma. Considerando a margem de erro, é empate técnico. Dilma vence entre os católicos praticantes (54% a 37%), entre os católicos não praticantes (55% a 37%) e entre os que se declararam ateus (49% a 36%).

Dilma também ganha entre todas as faixas etárias, entre homens e mulheres e entre as diferentes cor de pele, com vantagem maior entre os que se declararam negros (59% a 29%). A única vantagem de Serra fora da margem de erro se dá na faixa dos que têm nível superior (47% a 40%).

Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados disseram estar decididos enquanto 9% admitiram que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Dilma a consolidação do voto é maior, 93%. No eleitorado de Serra, 89% disseram que estão decididos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

LEI DE CHICO DE BRITO

Em 1912 um austero cidadão chamado Francisco José de Brito, assumiu as funções de intendente (prefeito) e delegado do Crato. Homem destemido que era Brito não queria conversa, quem andasse fora da lei, pobre, rico, importante ou não, ele prendia, processava e até castigava. Não se cansava nunca de dizer: "A lei é dura, mas é lei".

Um dia o intrépido delegado prendeu um jovem estudante de direito só porque estava incomodando as moçoilas da pacata cidade, com gracejos. O rapaz, arrogantemente, perguntou. "Baseado em que lei o senhor acha que vai me prender?". Brito não pensou muito e disse. "Na Lei de Chico de Brito!".

Fonte: Ceará Moleque

sábado, 16 de outubro de 2010

RABO DE PALHA

Agora é tarde

Depois que os abestalhados do RN elegeram:

O senador José Agripino (DEM) é citado em um escândalo decorrente das investigações da "Operação Caixa de Pandora", a que investiga o mensalão do DEM no Distrito Federal.
O assunto é destaque na revista Carta Capital, publicação de credibilidade nacional.
A revista afirma, José Agripino tem ligações com a empresa de limpeza Qualix, que é apontada como a fornecedora de dinheiro para o mensalão de Brasília.
A revista reafirma que uma funcionária identificada como "Dominga" é responsável pela distribuição de propina sob orientação do empresário Eduardo Badra.
Uma investigação da Polícia Federal citada pela Carta Capital chegou a conclusão de que os senadores José Agripino (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB/PE) eram os políticos mais procurados por "Dominga" através de contatos telefônicos.
Procurado pela reportagem da revista, Agripino disse não ter qualquer relação com Badra. O senador potiguar conhecido como "rabo de palha" disse lembrar do empresário pelo fato de "anos atrás" ter sido procurado por ele para tratar de uma proposta da Qualix para se instalar no Rio Grande do Norte.

É um santo do pau oco!

Será que é a favor da união homo e do aborto?





quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O ANALFABETO INTELECTUAL

François Silvestre
Essa figura é pródiga nos tempos da globalização. A “cultura” fácil do Google, textos variados e resumidos dos blogs, a leitura corrida semelhante aos sanduiches que substituem os pratos feitos ou a pedido.

A descoberta de informação, antes pouco acessível, sobre tantos e variados temas, dá a impressão de bagagem cultural. Não precisa mais queimar pestanas nos clássicos da literatura ou filosofia. Tá tudo enlatado. Cultura em compotas. Cultura aqui na acepção de conhecimento acumulado.

As citações e máximas, dos grandes nomes, aí estão ao alcance dos dedos. Basta teclar. Não precisa ir à fonte. A fonte se derrama nos computadores. Mesmo que venha com água turva. Toldada de transparência espelhosa. Clorada de incorreções. Fluorada de vaidade. E pedindo novas informações aos consulentes. Aí a porca torce o focinho e morde o rabo.

A eletrônica esnobando o papel. Cronistas itinerantes da vulgaridade, vendendo sabedoria aos comentaristas iluminados. Todo mundo é professor de variedades, sem seleção de assuntos. Todo mundo ensina tudo. Quase ninguém aprende nada. Pra que aprender? O bom mesmo é ensinar. É muito mais charmoso ser mestre do que discípulo. Mestres que nunca tiveram mestres. Infusos. Colegas do Cristo, de Sócrates, de Platão, de Aristóteles, de Heráclito, de Dante, de Da Vince, de Marx, de Shakespeare, de Dostoievski, de Tolstoi, etc. Dessa patota toda, que agora é da mesma docência dos internautas.

E assim como toda frivolidade, quanto mais luminoso melhor. Alumioso, como Sinésio, nas porteiras de Taperoá. Donde o circo cede lugar aos assistentes. O trapezista perdeu o emprego, o palhaço perdeu a graça. Tá tudo aos montes nas telinhas dos navegantes. Tempestade de ondas desespumadas, calmaria de instrução. E ainda o amparo de ventríloquos.

Quando aparece um ou outro texto com algum miolo, passa despercebido. Porém, se o assunto é baixaria ou maledicência, aí os comentaristas se refestelam na masturbação galante das taras. Iguais a mosquitos em manga podre. No meio disso tudo, o assassinato da pobre fulô do Lácio. Analfabeto intelectual gosta do inglês, que é a língua da quitanda universal. Com todo respeito à língua de Chaucer, que não é o mesmo inglês dos navegantes cujo timão é um rato. Imagine o que diria Borges, que negou a Neruda o direito de escrever na língua de Próspero.

Leio e participo de alguns blogs. Pouquíssimos. Não é exigência excessiva, é escassez de paciência. O jeito é cantar Florentina, Florentina, Florentina de Jesus...

Estão apostando no fim do livro. Até porque não precisa carregar o computador debaixo do sovaco. Basta o ratinho no queijo da cultura furada.

Blogs e revistas eletrônicas me parecem as revoadas de andorinhas, nas cidades do interior. Ao fim da tarde, tomam o resto do sol e escurecem as ruas. Depois, aquietam-se nas árvores e nas torres da igreja maior. Ao amanhecer, já se foram, deixando na praça o cagadeiro da noite.
Té mais.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA DA CRIANÇA

CONTRA OS TRABALHADORES

O histórico de serra 

Serra, o candidato que cinicamente se apresenta como “do bem”, diz que foi “o melhor deputado da Constituinte”. Melhor pra quem, cara pálida? Não para os trabalhadores, de quem foi inimigo. Numa escala de zero a dez, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar deu nota 3,75 a ele.

Antônio Augusto, em Carta Maior

José Serra diz que foi o melhor deputado da Assembléia Constituinte, eleita em 1986, para redigir a constituição do Brasil pós-ditadura, constituição entregue ao país em 1988. Vamos ver nesse artigo o que Serra andou fazendo na Constituinte. Pela luta democrática do povo brasileiro tivemos a “Constituição Cidadã”, que o governo FHC tanto se empenhou em alterar e rasgar.

Serra foi o ministro do Planejamento (o ministério das privatizações) do governo vende-pátria de FHC, governo responsável pela entrega da Vale do Rio Doce, pelas privatarias de Daniel Dantas nas telecomunicações, o apagão do setor elétrico... a lista contra o Brasil e o povo brasileiro é longa. Da Petrobras, não era para ficar nem o nome, queriam entregar ao capital estrangeiro com o nome de Petrobrax.

É preciso tomar cuidado com o que Serra e sua campanha dizem. O baixo nível produzido por eles nesta campanha presidencial não tem limites. Lembra Goebbels, o ministro nazista da Propaganda, para quem uma mentira mil vezes repetida se transforma numa verdade.

A campanha de Serra espalha que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recomenda o voto contra Dilma, uma deslavada mentira negada com ênfase pela entidade máxima da Igreja Católica no Brasil; mesmo assim continua repetida insistentemente pela campanha do tucano.

A mulher de Serra faz campanha dizendo que “Dilma vai matar as criancinhas do Brasil”, e, por isso, os eleitores devem votar no marido dela. Sem comentários, a não ser o de que até aonde pode ir a baixeza da direita brasileira, uma das mais trogloditas do mundo. Quanto ao preconceito contra os pobres, à defesa da desigualdade social, dos privilégios, a direita brasileira se compara à direita racista pró-“apartheid” do antigo regime da África do Sul. Não à toa, o governo Lula herdou um país recordista mundial em “apartheid” social.

A baixaria se diversifica em inúmeras infâmias contra Dilma, toma conta da Internet, abarrota de “spams” nossas caixas de “e-mails”.

Mas voltemos à afirmação de cara lavada de Serra de que foi “o melhor deputado da Constituinte”.

Na Constituinte, vejam como Serra, inimigo dos trabalhadores, votou:
Serra negou seu voto pela garantia do salário mínimo real

Pra que salário mínimo real, não é mesmo?, ideal para nossa direita seria arrochar ainda mais os baixos salários dos trabalhadores brasileiros, até mesmo o salário mínimo;

Serra negou seu voto pelo abono de férias de 1/3 do salário

Para a direita brasileira, férias já são quase um... abuso, imagine-se ainda pagar 1/3 do salário por elas;

Serra negou seu voto para garantir 30 dias de aviso prévio

Afinal, FHC se vangloriava que “a era Vargas acabou”, ele achava o máximo o mínimo de carteiras de trabalho assinadas, contava vantagem de ter diminuído drasticamente o número de carteiras de trabalho assinadas nos seus governos (1994-2002), isto é, apresentava como “modernidade” direitos trabalhistas atirados ao lixo.

Serra negou seu voto pelo aviso prévio proporcional

Bom mesmo para Serra seria logo acabar com o aviso prévio;

Serra votou contra mais garantias ao trabalhador de estabilidade no emprego

Pra que estabilidade no emprego? Bom mesmo para os tucanos, e seus aliados preferenciais (o DEM e a mídia conservadora), é seguir as receitas do FMI, todo o dinheiro do país para banqueiros, nada de investimento em produção, país parado, desenvolvimento zero, daí seu ódio ao PAC e sua tentativa de paralisá-lo. Se o emprego para Serra e sua turma já é um luxo, estabilidade no emprego para eles só pode ser supérflua.

Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas

Para a direita representada por Serra, aí já se trata de muito abuso, o que para eles a negrada, isto é, o povo brasileiro, precisa, é trabalhar mais e ganhar menos; afinal, para eles, salário não passa de “privilégio”;

Serra negou seu voto pelo direito de greve

Ei, o que é isso, direito de greve?!, na Constituição? Para a direita, bom mesmo era como a ditadura tratava as greves, a polícia política se encarregava dos grevistas (os DOPS e DEOPS de triste memória), grevistas eram “vagabundos e subversivos” na visão policial e patronal;

Então Serra desde muito tempo já é contra esse elementar direito democrático, o direito de greve, isso talvez explique a forma ditatorial e repressiva como tratou grevistas em São Paulo;

Serra negou seu voto pela estabilidade do dirigente sindical

Pra que sindicato, sindicato pra quê?, é o mantra da direita brasileira; sindicato bom pra ela é sindicato inexistente;

Serra votou contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias

Aí também é demais, né não?, operários se reunindo no local de trabalho, é demais; para a direita trabalhador tem só que trabalhar, não discutir nada e sempre agradecer ao patrão.

Esse é Serra, o candidato que cinicamente se apresenta como “do bem”: ué, não tem gente que defende a escravidão até hoje? E diz com a maior sem-cerimônia que foi “o melhor deputado da Constituinte”. Melhor pra quem, cara pálida? Não para os trabalhadores, de quem foi inimigo. Numa escala de zero a dez, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), entidade fidedigna e conceituada, atribuiu nota 3,75 a Serra.

Tire suas conclusões e vote com consciência em 31 de outubro.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

EM NOME DA VERDADE

Campanha de Dilma cria central oficial contra boataria

O endereço oficial na internet da campanha de Dilma Rousseff, criou uma central onde qualquer pessoa pode conferir se um boato recebido por email ou de ourta forma sobre ela é verdade ou é mentira.

O endereço é esse.
http://www.dilma13.com.br/verdades

Se você ficar sabendo de outros boatos, denuncie lá no botão contato, ou na área de comentários

Cada um precisa fazer sua parte

Denunciar na central oficial também é importante. Mas não se limite a isso, esperando que os outros façam tudo. Nossa maior força não é a militância popular, é cada cidadão exercer seu papel de garantir nossa cidadania.

Se receber email de pessoas conhecidas contendo mentiras, responda com a verdade, com seriedade e educação. A melhor forma de convencer algum amigo de boa vontade, mas que esteja mal-informado, é com seriedade e educação.

Faça mesmo fora do mundo virtual, nas conversas pessoais.

Se receber um email que contém crime, denuncie. Atribuir a uma pessoa crime que a pessoa não cometeu, é crime de quem acusa. Em caso de candidatos às eleições, é agravante, por que a ofensa não é apenas pessoal, mas perturbação à ordem democrática, sujeitando os criminosos a penalidades como formação de quadrilha, alarmismo, etc.

Denuncie na polícia federal:


E ao Ministério Público Eleitoral (É crime divulgar mentiras sobre candidatos ou partidos para influenciar o eleitor):

email: pge@pgr.mpf.gov.br

O email é prova material do crime. Basta reencaminhar.

Quem souber como mostrar o código original da mensagem (com o ip de origem), envie estas informações também.

Prefira fazer denúncias identificadas do que anônimas.

Atenção:

Se receber um email anônimo ou vindo de lista de spam, fazendo campanha positiva ou negativa, contendo crime ou não, denuncie ao Ministério Público Eleitoral.

1) Emails de pessoa física que expressam apenas opinião ou narram fatos verdadeiros não é crime, não devem ser denunciado para não atrapalhar as investigações sobre os verdadeiros criminosos.

2) Qualquer email contendo mentiras para convencer o eleitor é crime eleitoral, e deve ser denunciado ao PGE.

3) Emails em massa vindo de sistemas empresariais, independente de ser opinião ou não, seja para fazer campanha negativa ou positiva, quase sempre é crime eleitoral (conforme os Art. 57-C, Art. 57-D e Art. 57-E da Lei Nº 12.034/2009).

ABORTO

Jornal Nacional esconde ato falho de Serra sobre o aborto

O Jornal Nacional desta quarta-feira escondeu a gafe cometida pelo candidato José Serra durante a reunião que ele teve com aliados em Brasília.

Foi uma gafe relevante, já que ele tratava da questão que os tucanos trouxeram com força para o debate político nos últimos dias: o aborto.

Serra disse: “Eu nunca disse que sou contra o aborto, até porque sou a favor”. Depois, consertou: “Eu nunca disse que sou a favor, até porque sou contra o aborto, alguns até me chamam de atrasado”.

A VOLTA DA DITADURA?

Adesão de reacionários e TFP pode afastar eleitores de Serra

A candidatura presidencial de José Serra (PSDB-DEM-PPS) tornou-se um porto seguro para os setores mais reacionários da sociedade. Líderes religiosos obtusos, direitistas que enaltecem a ditadura militar, elitistas que disseminam preconceito contra a população pobre, além de racistas e machistas de todos os matizes correm para manifestar apoio ao candidato tucano.

Esta gente, que costuma ser apontada como os "4%" de brasileiros que não toleram o governo Lula, está ganhando espaço cada vez maior nas hostes serristas e pode acabar afastando de Serra o eleitor progressista, sem vínculos pártidários, que optou por Marina no primeiro turno e agora está em dúvida sobre em quem votar.

Demonstração clara desta aproximação com a extrema-direita foi relatada pelo jornalista Fernando Rodrigues, em seu blog.

Segundo ele, um texto que incita militantes a divulgar na web que plano de Dilma inclui perseguir cristãos, legalizar aborto e prostituição circulou hoje na reunião de cúpula da campanha de José Serra, em Brasília,

Os tucanos distribuíram entre si um panfleto com instruções sobre como propagar uma campanha anti-Dilma na internet. Num dos trechos, recomenda aos militantes visitarem o site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, um dos fundadores da TFP ( Sociedade Brasileira de Defesa de Tradição, Família e Propriedade), uma das mais conservadores agremiações do país.

Esta organização prega, entre outras coisas, que seja proibido o uso de camisinha, que seja revogada a lei do divórcio, que só seja praticado sexo para fins reprodutivos, que as mulheres sejam submissas ao homem por lei, que cultos religiosos de origem africana sejam proibidos no Brasil. A TFP também dissemina preconceito contra as demais religiões não católicas, defende que o ensino religioso seja obrigatório no ensino público.

Em 1985, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou que em razão das "características esotéricas e fanáticas, e da idolatria ao seu fundador" a TFP não estava em comunhão com a Igreja Católica. Os bispos pediram aos católicos que não se juntem ou colaborem com essa organização.

No campo econômico-social a TFP defende abertamente a desigualdade de classes. Eles consideram as questões quilombola, indígena e ambiental como ataques ao direito de propriedade.

O panfleto da TFP que foi distribuído na reunião tucana basicamente se refere ao PNDH-3 (Programa Nacional de Direitos Humanos), lançado pelo governo Lula no final do ano passado. Eis um dos trechos do panfleto divulgado na reunião tucana: “O PNDH-3 é um projeto de lei que tem por objetivo implantar em nossas leis a legalização do aborto, acabar com o direito da propriedade privada, limitar a liberdade religiosa, perseguir cristãos, legalizar a prostituição (e onde fica a dignidade dessas mulheres?), manipular e controlar os meios de comunicação, acabar com a liberdade de imprensa, taxas sobre fortunas o que afastará investimentos, dentre outros. É um decreto preparatório para um regime ditatorial”.

O blog estava dentro da sala do centro de convenções Brasil 21 na qual se realizou o encontro tucano. Por volta das 16h10, antes de a imprensa ser admitida no recinto, uma mulher com adesivo de Serra colado no peito distribuiu o bilhete. “Pega e passa”, dizia.

Era do tamanho de um papel A4 dividido ao meio. Mais tarde, uma pequena pilha (cerca de 3 cm de altura) com esses panfletos foi deixada ao lado do local onde era servido café –e a imprensa teve livre acesso. Ao final, o texto recomenda: “Divulgue esta informação através das redes sociais da internet (blogs, Orkut...)”.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FAÇA VER

Denuncie os vídeos do Youtube que caluniam a Dilma



Quando cair em algum vídeo do youtube que calunie a Dilma, clique na bandeirinha que tem do lado esquerdo do vídeo, na parte de baixo.

Quanto mais pessoas denunciarem tais vídeos mais facilmente serão removidos.

Muitas pessoas não conhecem essa ferramenta, por isso ajude a divulgar.

SENADO MAIS LIMPO

Quem vai para o lixo da história?


.Veja políticos tradicionais que não se elegeram

Em Pernambuco, Marco Maciel (DEM) não se elegeu.

No Ceará, Tasso Jereissati (PSDB) ficou fora do Senado.

No Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM) não conseguiu vaga no Senado.

No Piauí, Heráclito Fortes (DEM) e Mão Santa (PSC) não se elegeram

No Amazonas, Arthur Virgílio

Na Bahia, José Carlos Aleluia

No Paraná, Gustavo Fruet

Em Alagoas - Heloísa Helena

Em Goiás - Rita Camata

No Rs - Germano Riggoto

Em Pernambuco - Raul (30 milhões) Jungmann

No Mato Grosso, Antero Paes de Barros

Em Sergipe, Albano Franco

Na Paraiba, Efraim Morais

Na Bahia, Cesar Borges

... Só faltou o Agripino... - mau-cheiro que o Senado terá que aguentar por mais algum tempo.

domingo, 3 de outubro de 2010

DILMA ROUSSEF

Democracia e união para construir o futuro


“O Brasil dará neste domingo mais uma demonstração da nossa vitalidade democrática. O mundo nos observa na expectativa de confirmar a extraordinária evolução do país nos últimos anos.

Somos hoje capazes de vencer o desafio do crescimento sustentado, inclusive ambientalmente, e de combater a desigualdade, promovendo distribuição de renda e justiça social.

Realizadas com ampla liberdade e garantias plenas para milhares de candidatos e 136 milhões de eleitores, as eleições reafirmam a característica mais notável do novo Brasil que está surgindo.

Trata-se do fato de que, em nosso país, as grandes transformações econômicas, sociais e políticas transcorrem no mais absoluto processo democrático. Democracia é um valor que nos distingue e nos qualifica no cenário internacional.

A conquista da democracia e seu constante aperfeiçoamento relacionam-se diretamente aos avanços do país nos últimos anos.

É profundamente democrática, por exemplo, a ascensão à cidadania de 28 milhões de brasileiros que saíram da miséria, no governo do presidente Lula, graças ao crescimento econômico e a programas sociais abrangentes e eficazes, como o Bolsa Família, o Luz Para Todos e o Minha Casa, Minha Vida.

Nossa política econômica é pautada por um sentido inequívoco de inclusão -desde a valorização do salário até a multiplicação da oferta de crédito, além da retomada do investimento proporcionada pelo PAC.

Adotando medidas que incentivam a produção e o acesso ao consumo, conseguimos impulsionar o mercado interno em nova e poderosa dinâmica, além de revigorar o comércio internacional e multiplicar as exportações.

Do ponto de vista social, do olhar que caracteriza nosso projeto para o país, o resultado dessa política foi a criação de 14,5 milhões de empregos com carteira assinada, com a ascensão de 36 milhões à classe média -uma nova classe média, que incorpora ao mundo do trabalho e da geração de renda cidadãos de fato e de direitos.

Estamos alcançando um novo patamar dos direitos fundamentais, em que a noção de liberdade ultrapassa a justa possibilidade de reivindicar e se concretiza no direito de viver com dignidade, para mais livremente participar da vida social.

Esta evolução é revigorada cotidianamente na convivência das instituições republicanas com o exercício amplo e irrestrito da liberdade de expressão e manifestação.

Por meio de suas organizações, de uma imprensa livre e de meios de comunicação e informação instantâneos, a sociedade se manifesta, influencia, critica e corrige. A inteligência é livre neste país.

Só o processo democrático seria capaz de operar transformação tão profunda, em espaço de tempo relativamente curto, num país marcado por séculos de injustiça e exclusão.

Só a democracia, exercida no respeito à Constituição e ao Estado de Direito, permitirá consolidar e fazer avançar o processo de mudanças que fez do Brasil um país amado por seu povo e respeitado no mundo.

Quando a vontade soberana da maioria se pronunciar, será nosso dever unir o país, com os olhos no futuro.

Temos a oportunidade histórica de construir uma nação para 190 milhões e para os que virão depois. Reduzir o resultado eleitoral ao triunfo de uns sobre outros em nada contribuirá para essa conquista.

Contados os votos, seja quem for o vencedor, será hora de somar forças, na convivência democrática, para fazer do Brasil um país ainda melhor e mais justo, governado para todos, como é hoje, e com oportunidades para todos”.

O PETRÓLEO É NOSSO



































1953
Sancionada a Lei 2004 (Eusébio Rocha), que cria o monopólio estatal do petróleo, confiado à Petrobrás.

Coroa com a vitória anos de Campanha do Petróleo é Nosso, mobilizando o povo e enfrentando as forças entreguistas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

HORA DE FAXINA

FAÇAM ESSA LIMPEZA



Agripino e Rosalba aparecem como "sobreviventes" do fiasco eleitoral que que se desenha para o partido deles nas eleições de domingo e se destacam pelas campanhas pouco ou nada oposicionistas que fizeram no Rio Grande do Norte.

Agripino, "um dos mais críticos opositores do governo Lula no Congresso", está no páreo para conseguir mais um mandato de senador não atacando o presidente da República e até elogiando o Bolsa Família que até pouco tempo ele chamava de Bolsa Esmola. "Elas gostam de Lula e gostam de mim", o senador "rabo de palha" do DEM, referindo-se às 332,8 mil famílias que recebem o Bolsa Família em terras potiguares.

Já Rosalba sintetiza numa frase o seu contorcionismo político-eleitoral na campanha que terminou ontem à noite: "No meu palanque, tem Garibaldi, que é PMDB, que é Lula, que está com Dilma. Então deixa o povo decidir."

Papa jirimuns tenham hombridade e seriedade com vocês mesmos, aproveitem domingo e ajudem o Brasil, fazendo essa limpeza altamente necessária para o país continuar mudando para melhor.