SÓ GOZO COM QUEM DÁ

terça-feira, 31 de maio de 2011

7º SERRAÇÃO MOTO FEST

Programação

Dia 03 de Junho de 2011 (Sexta-feira):

Manhã: Recepção dos Motoclubes na Praça Almino Afonso, realizando nas barracas, as inscrições dos motociclistas, entrega dos troféus e venda de Kits. Haverá guias para encaminhar os motociclistas às suas respectivas acomodações (hospedagem).
Tarde: Inscrições, entrega de troféus e vendas de Kits.
Noite: Abertura Oficial do Evento, no Palco principal, localizado à Rua Desembargador Hemetério Fernandes, com apresentação dos integrantes do Serração Motoclube e demais pessoas importantes da Cidade, homenageados, etc. Nesta ocasião, acontece a abertura das barracas e o show musical com ÉVERTON JÚNIOR ( a confirmar), e para terminar show com a BANDA R80 (a confirmar), da Paraíba;

· Dia 04 de Junho de 2011 (Sábado):

Manhã: Recepção aos motociclistas que ainda estarão por vir, realizando as inscrições dos motociclistas e venda de Kits. Café da Manhã das 07:00h às 09:00h na Escola Estadual Almino Afonso. Às 12:00h (doze horas), haverá o tradicional “Passeio Motociclístico” com destino ao Clube do ABC, na COHAB, aonde será servido um Churrasco 0800 aos motociclistas, ao som de ALEXSANDRO BANDEIRA.
Tarde: Livre para conheceram a Serra de Martins.
Noite: Às 18:00h acontecerá uma apresentação motociclística com acrobacias e efeitos pelo Grupo FORÇA MÁXIMA ( a confirmar), no Campo de Aviação de Martins. Em seguida, abertura da noite com agradecimentos e show cultural com atrações locais. Logo em seguida acontecerá show no palco principal com a atração Fabiano e Banda (a confirmar) e depois, show com A BANDA NOVO SOM MIX (a confirmar);

· Dia 05 de Junho de 2011 (Domingo):

Manhã: Encerramento com café da manhã de despedida na Escola Estadual Almino Afonso.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

FILOSOFIA DE BOTECO

LIMITES ALCOOLICOS

Mulheres são mais sensíveis ao álcool do que homens, explica médico

.Cada bebida alcoólica tem um teor alcoólico diferente. Vinho e cerveja são fermentados e, por isso, têm bem menos álcool que cachaça, uísque e vodca, que são destilados. No quadro abaixo, consta a quantidade de álcool de cada bebida e os limites que determinam quem é um bebedor leve, moderado ou pesado.
A diferença entre os números para homens e mulheres tem vários fatores, entre eles está a concentração de água que cada um tem no organismo. Entre 55% e 65% do corpo masculino é água, enquanto esse número varia entre 45% e 55% nas mulheres. A maior quantidade de água faz com que o álcool se dilua mais facilmente nos homens. Por isso, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso, o homem é mais resistente.

A bebida em excesso sobrecarrega o fígado, porque uma de suas funções é desintoxicar o corpo. Além disso, ele regula a quantidade de água no corpo, trabalha na coagulação do sangue, armazena glicose.

O corpo demora aproximadamente uma hora para se livrar de cada unidade de álcool e não há nada que se possa fazer para adiantar o processo. Beber café ou tomar banho frio pode deixar a pessoa mais acordada, mas não diminui a quantidade de álcool no sangue.

O melhor alimento para se consumir junto com o álcool é o carboidrato que, no sangue, vira glicose. Frituras e condimentos irritam o estômago e, como o álcool também irrita, esses alimentos podem dar gastrite. É bom tomar água junto com a bebida, de preferência na mesma quantidade. Bebidas gaseificadas não são o ideal, pois potencializam a absorção do álcool.

Psicanalista Sérgio Dualibi

domingo, 29 de maio de 2011

ANALFABETEMO-NOS

Por François Silvestre
Até que enfim a ignorância ganhou aliados públicos e não envergonha mais. Aliás, a ignorância é a mais universal das categorias do conhecimento.

E não me venham com a desculpa de que a sabedoria popular produz a língua certa. A fala do povo não tem nada com isso. Ela é a mãe das línguas, em todas as terras. Mas o estudo e a preparação culta preservam a língua de falar e escrever no momento de expor a compreensão científica, filosófica e de humanidades. Não se faz ciência ou aprendizado com expressões do boteco ou da esquina.

A língua portuguesa nasceu da borra do latim, de um rebotalho perdido da língua culta desaparecida. Uma algaravia, que do Lácio confundia-se com o falar galego da Galícia. Redundância? Não. Poesia.

Em fins do Século Quinze, Gil Vicente, no teatro, dá ao português fisionomia morfológica. No Século seguinte, Camões presenteia a língua do seu falar com a estrutura sintática que praticamente faz nascer o idioma. O que, “mutatis mutandis”, Chaucer fez com o inglês. Essa é a nossa língua. “Quero roçar minha língua na língua de Luiz Vaz de Camões”.

Pois bem. Vivemos o tempo da estupidez culta. No Direito e no Idioma. Toda burrice será coroada em nome da pressa e da ética de miçanga. Com desculpas aos quadrúpedes.

A presunção de inocência que aprendemos nas lições clássicas do Direito Penal, não existe mais. Todo mundo agora é culpado ou suspeito. Só os éticos de miçanga são puros, santos e castos. Numa redoma ou bolha de pulhas éticos. Sem eficácia alguma. Corrupção e criminalidade continuam na cara deles, desafiando a pose jovem da estultice e fanfarra.

Nas Ações que tenho recebido pelo chamado dessa tchurma, a ignorância não é apenas jurídica. Essa gente não estudou português nem o básico do colégio. Estou fazendo uma relação dos absurdos cometidos. Matam Camões e esfolam Gil Vicente.

Vamos todos “nos analfabetar”. E vamos todos “nos desinocentar”. Para que nos atualizemos.

É a fisionomia de um tempo. Onde a mobilidade social não se dá pelo trabalho, mas pela esmola. E a preguiça mental dos dirigentes da Educação, após concluírem que se a Educação não tem jeito, o jeito é investir na deseducação.

Se a saúde não tem jeito, invista-se na doença. Se a segurança não tem jeito, invista-se na delinquência.

E se a Democracia nossa não é lá grande bosta, invista-se na merda exposta para não morar dentro da fossa.

A cara suja do nosso tempo. Tudo se resolve com espaço na mídia. Esse deus invisível e presente, que substitui as crenças de salvação pela venda de lotes no céu.

Salas refrigeradas e linha direta com as redações. Claridade da investigação? “Meu inquérito por um holofote”. O povo e o resultado são detalhes de pouca monta. Você sabe o que é Parcela Autônoma? Té mais.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CARA DE PAU

Deputado Felipe Maia: “brasileiro trabalha 149 dias para pagar imposto”


Em 2011 o brasileiro vai trabalhar 4 meses e 29 dias para pagar impostos. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), até o próximo domingo, dia 29 de maio, o contribuinte trabalha apenas para pagar tributos aos governos federal, estadual e municipal.
“Ano passado foram 148 dias para quitar os tributos. Ou seja, a cada ano precisamos trabalhar mais para pagar os cofres públicos”, disse o deputado Felipe Maia, em discurso no plenário da Câmara.
De acordo com o democrata, nos países da América do Sul, a média de dias trabalhados para o pagamento de impostos é bem menor. Na Argentina, por exemplo, são 97. No Chile são 92 dias de trabalho para o fisco.

Tribuna do Norte/blog Panoramica política

NOTA DO BLOG

Quanta cara de pau, a carga tributária é grande pois tem que sustentar e enriquecer esses mamadores dos cofres públicos.

De onde veio a riqueza de papai e filhinho, pois o fato de nunca terem trabalhado na vida, só ocupado cargos públicos jájá  dá prá desconfiar.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

IDENTIFICAÇÃO DE VEICULOS

As letras identificam o estado no qual o veículo foi originalmente licenciado, mesmo se registrados posteriormente noutro estado, mantém a combinação original.

Combinação alfanumérica UF

AAA     0001 a BEZ 9999   Paraná (PR)
BFA      0001 a GKI 9999  São Paulo (SP)
GKJ      0001 a HOK 9999 Minas Gerais (MG)
HOL     0001 a HQE 9999
NHA    0001 a NHT 9999  Maranhão (MA)
HQF    0001 a HTW 9999  Mato Grosso do Sul (MS)
HTX     0001 a HZA 9999  Ceará (CE)
HZB     0001 a IAP 9999    Sergipe (SE)
IAQ     0001 a JDO 9999    Rio Grande do Sul (RS)
JDP     0001 a JKR 9999    Distrito Federal (DF)
JKS     0001 a JSZ 9999    Bahia (BA)
JTA     0001 a JWE 9999   Pará (PA)
JWF    0001 a JXY 9999   Amazonas (AM)
JXZ     0001 a KAU 9999
NIY     0001 a NJW 9999  Mato Grosso (MT)
KAV    0001 a KFC 9999
NFC    0001 a NGZ 9999
NJX     0001 a NLU 9999  Goiás (GO)
KFD    0001 a KME 9999  Pernambuco (PE)
KMF   0001 a LVE 9999   Rio de Janeiro (RJ)
LVF    0001 a LWQ 9999
NHU   0001 a NIX 9999    Piauí (PI)
LWR  0001 a MMM 9999 Santa Catarina (SC)
MMN 0001 a MOW 9999 Paraíba (PB)
MOX 0001 a MTZ 9999    Espírito Santo (ES)
MUA 0001 a MVK 9999   Alagoas (AL)
MVL  0001 a MXG 9999  Tocantins (TO)
MXH 0001 a MZM 9999  Rio Grande do Norte (RN)
MZN 0001 a NAG 9999    Acre (AC)
NAH 0001 a NBA 9999    Roraima (RR)
NBB 0001 a NEH 9999    Rondônia (RO)
NEI  0001 a NFB 9999     Amapá (AP)

NOVA LEI SOBRE PRISÃO

  LEI 12.403/2011 aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL e sancionada em 05/05/2011.

Fiquem sabendo que em 60 dias (05/07/2011) a nova lei entra em vigor e a PRISÃO EM FLAGRANTE E PRISÃO PREVENTIVA SOMENTE OCORRERÃO EM CASOS RARÍSSIMOS, aumentando a impunidade no país. Em tese, somente vai ficar preso quem cometer HOMICÍDIO QUALIFICADO, ESTUPRO, TRÁFICO DE ENTORPECENTES, LATROCÍNIO etc.

A nova lei trouxe a exigência de manter a prisão em flagrante ou decretar a prisão preventiva somente em situações excepcionais, prevendo a CONVERSÃO DA PRISÃO EM FLAGRANTE ou SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA em 09 tipos de MEDIDAS CAUTELARES praticamente inócuas e sem meios de fiscalização (comparecimento periódico no fórum para justificar suas atividades, proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas, proibição de de se ausentar da comarca onde reside, recolhimento domiciliar durante a noite, suspensão de exercício de função pública, arbitramento de fiança, internamento em clinica de tratamento e monitoramento eletrônico).

Isso significa que crimes como homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas (fuzil, pistola 9 mm, etc.), desvio de dinheiro público (essa tem gente que vai adorar!), corrupção passiva, peculato, extorsão etc., dificilmente admitirão a PRISÃO PREVENTIVA ou a manutenção da PRISÃO EM FLAGRANTE, pois em todos esses casos será cabível a conversão da prisão em uma das 9 MEDIDAS CAUTELARES acima previstas.

Portanto, nos próximos meses não se assuste se voce encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos, o bandido que estava circulando com uma pistola 9 mm em via pública etc.

Além disso, a nova lei estendeu a fiança para crimes punidos com até 4 anos de prisão, coisa que não era permitida desde 1940 pelo Código de Processo Penal! Agora, nos crimes de porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto simples, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos, destruição de bem público, comercialização de produto agrotóxico sem origem, emissão de duplicada falsa, e vários outros crimes punidos com até 4 anos de prisão, ninguém permanece preso (só se for reincidente).

Em todos esses casos o Delegado irá arbitrar fiança diretamente, sem análise do Promotor e do Juiz. Resultado: o criminoso não passará uma noite na cadeia e sairá livre pagando uma fiança que se inicia em 1 salário mínimo! Esse pode ser o preço do seu carro furtado, do seu computador receptado, da morte de um parente no trânsito, do assédio de sua filha, daquele que está transportando 1 tonelada de produtos contrabandeados, do cidadão que estava na praça onde seu filho frequenta portando uma arma de fogo, do cidadão que usa um menor de 10 anos para cometer crimes etc.

Em resumo, salvo em crimes gravíssimos, com a entrada em vigor das novas regras, quase ninguém ficará preso após cometer vários tipos de crimes que afetam diariamente a sociedade.

terça-feira, 24 de maio de 2011

CONTO DE FADAS

Hawking: vida após a morte é conto de fadas para quem tem medo

O astrofísico Stephen Hawking, 69 anos, afirmou em entrevista ao jornal The Guardian que a vida após a morte é apenas um "conto de fadas" para pessoas com medo de morrer.

"Eu considero o cérebro como um computador que vai parar de trabalhar quando seus componentes falharem. Não há céu nem vida após a morte para computadores quebrados, isto é um conto de fadas para as pessoas com medo do escuro", e afirma que não há necessidade de um criador para explicar a existência do Universo.

Hawking, um dos mais conhecidos cientistas do planeta, sofre desde os 21 anos com os efeitos de uma doença que o impede de se mover e que, segundo os médicos, deveria tê-lo matado em poucos anos após os primeiros sintomas, mas que, de acordo com o próprio astrofísico, permitiu que ele aproveitasse mais a vida.

"Eu vivi com uma perspectiva de uma morte próxima pelos últimos 49 anos. Em não tenho medo da morte, mas eu não tenho pressa em morrer. Eu tenho muita coisa para fazer antes", diz ao jornal britânico.

"Eu considero o cérebro como um computador que vai parar de trabalhar quando seus componentes falharem. Não há céu nem vida após a morte para computadores quebrados, isto é um conto de fadas para as pessoas com medo do escuro", afirma o cientista.

Em 2010, Hawking lançou o livro The Grand Design, no qual afirma que não há necessidade de um criador para explicar a existência do Universo. As afirmações vão contra um de seus mais famosos livros, Uma Breve História do Tempo (hoje revisado e com o título Uma Nova História do Tempo), de 1988, em parceria com Leonard Mlodinow.

Nos anos 80, Hawking dizia que uma teoria do tudo, a qual Einstein buscava e que poderia explicar todas as forças e partículas do Universo, seria o que levaria o homem a "conhecer a mente de Deus".

Agora, o astrofísico descarta a vida após a morte e diz que devemos focar nosso potencial na Terra fazendo bom uso de nossas vidas.

Hoje, terça-feira, Hawking profere uma palestra em Londres onde afirmará que flutuações quânticas no início do universo tornaram possíveis as galáxias, estrelas e, por fim, a vida humana. Ele ainda falará sobre a teoria M, que une as teorias das cordas e é vista por muitos cientistas como a melhor candidata a teoria do tudo.

domingo, 22 de maio de 2011

DA ESPANHA

PARA LOS ODIADORES DE FRANÇOIS SILVESTRE DE ALENCAR

Por Alfredo Pérez Alencart:


...¡No lancéis más piedras
porque os dolerán
las manos
y algún fragmento que
rebote os dejará ciegos
para siempre!
¡No infaméis
simulando preocupación
ciudadana:
la espuma en la boca
demuestra vuestro
acecho!
Llamas diminutas
sois, llamas encendidas
entre las tinieblas
de la envidia.

Salamanca, 14-5-2011

NUM VÔ

sexta-feira, 20 de maio de 2011

BIN LADEN NO BRASIL

SE BIN LADEN TIVESSE SIDO PRESO NO BRASIL


Parece piada, mas seria assim mesmo, ou melhor, receberia asilo político.
1. Os advogados dele teriam que estar presentes na hora da prisão para garantir seus direitos;
2. Todas as escutas seriam consideradas ilegais por não terem autorização de um juiz;
3. Os policias e militares seriam acusados de “abuso de poder”;
4. Em três dias teria um “Habeas Corpus” decretado no Supremo por irregularidade nas investigações;
5. Por ser réu primário, não possuir outra condenação, ter nível superior e endereço fixo, seria logo posto em liberdade;
6. Por possuir “livre direito de ir e vir” seria liberado para visitas à Meca;
7. Pelo direito de “ampla defesa” alocaria milhares de testemunhas a seu favor;
8. O processo levaria uma década com ele em “liberdade provisória”;
9. Condenado a pena máxima de 35 anos, cumpriria 1/6 como manda a lei;
10. Durante o cumprimento da pena de cerca de cinco anos, poderia receber visitas das suas cinco esposas e seria liberado para sair nos feriados, inclusive no Natal (!);
11. Depois de alguns meses preso, um Juiz decretaria que a prisão dele é ilegal por não constar Terrorismo no nosso Código Penal;
12. E por último, para não manchar a imagem do Brasil junto ao mundo, ele sofreria a terrível punição de doar 10 cestas básicas para as Obras Assistenciais de Irmã Dulce.
Pronto: Justiça feita como mandam nossas Leis!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

SAÚDE

 AUMENTA A INCIDÊNCIA DE LINFOMA DE HODGKIN EM JOVENS DE ATÉ 20 ANOS

por Celso Massumoto*

 Linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer do sistema linfático. Ocorre nos homens e nas mulheres principalmente dos 20 aos 30 anos e após os 50. O aumento do número de casos em jovens com menos de 20 anos talvez tenha relação com o vírus Epstein-Barr, que é contraído cada vez mais cedo por eles pelas facilidades atuais de deslocamento das cidades pequenas para as grandes e também por todo o planeta.

Segundo o banco de dados de saúde dos Estados Unidos, conhecido pela sigla Seer (site www.seer.cancer.gov), aumentou entre 2000 e 2008 o número de casos de linfoma de Hodgkin em jovens com menos de 20 anos. Enquanto no ano 2000 houve 1,18 caso em cada grupo de 100000 habitantes, em 2008 esses números subiram para 1,30 caso em 100000 habitantes.
A causa pode ser o contato mais precoce das pessoas com o vírus Epstein-Barr, porque hoje é fácil viajar tanto das cidades pequenas para as grandes, quanto pelo planeta. O microrganismo é contraído pelo ar. Ele provoca a mononucleose infecciosa, doença cujos principais sintomas são: aumento dos linfonodos, febre e muita dor muscular. Estudos realizados na Dinamarca e na Suécia constataram que indivíduos que têm anticorpos contra o vírus Epstein-Barr - ou seja, o contraiu e o organismo reagiu, neutralizando sua ação - estão quatro vezes mais suscetíveis a desenvolver o linfoma de Hodgkin, enquanto o risco de quem nunca teve contato com o vírus é de apenas 1.5.
O linfoma, para você relembrar, é um câncer do sistema linfático, responsável pelas defesas orgânicas junto com os glóbulos brancos do sangue, os leucócitos. O sistema linfático compõe-se de "vasos" interligados que se distribuem pelo corpo. Corre em seu interior uma substância chamada linfa. Em pontos dos "vasos", como debaixo dos braços e no pescoço, há "miniestações" conhecidas como linfonodos.
Há 60 subtipos de linfoma. Eles se formam dentro dos linfonodos e são classificados em linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH). Esses cânceres se desenvolvem em homens e mulheres. Diz-se que um linfoma é Hodgkin quando as células tumorais são grandes e têm mais de um núcleo (célula de Reed-Sternberg). Ele se espalha para os linfonodos mais próximos - em 80% dos casos, apenas para os localizados acima do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome. O LH constitui 30% da incidência de linfomas. Ocorre mais dos 20 aos 30 anos e após os 50.
O LNH, por sua vez, corresponde a 70% dos linfomas. Sua incidência aumenta à medida que as pessoas envelhecem. Pode disseminar-se tanto para os linfonodos próximos, como para os distantes e para órgãos como pulmão e fígado. Por volta de 40% dos casos de linfoma não-Hodgkin têm evolução lenta e os restantes, rápida (chamados de agressivos).
Ainda não se conhece a causa dos linfomas. Pesquisa-se hoje a questão do vírus Epstein-Barr. Os sintomas desses cânceres são: aumento no volume dos linfonodos, febre, sudorese noturna, perda de peso e emagrecimento sem causa aparente, fadiga, coceira generalizada, anemia.
Os linfomas podem matar. Por isso, quem tem sintomas, em especial linfonodos cujo tamanho não diminui por duas a três semanas, devem consultar logo um clínico geral. Caso o médico suspeite que seja linfoma, deve encaminhar o paciente a um hematologista.
O diagnóstico é feito com ultra-som e tomografia computadorizada, que mostram se os linfonodos estão alterados. Comprova-se o linfoma com biópsia, por meio da qual se constata a alteração celular. O tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e terapia imunológica (anticorpos monoclonais). Grande parte dos casos felizmente tem cura.

* Celso Massumoto é médico hematologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e membro da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

EDUCAÇÃO

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROFESSORES COM RAZÃO

Professora dá lição em deputados com copia verbal para Governadora e prefeitos 

A Professora Amanda Gurgel deixou os deputados da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte sem saber o que falar, durante audiência pública, na última terça (10), ao comentar a situação precária da educação. “Parem de associar qualidade de educação com professor dentro de sala de aula, não fico constrangida de mostrar o meu contracheque, porque penso que o constrangimento deve vir de vocês”, diz a professora que recebe remuneração de R$ 930,00.

Enquanto isso os slogans são:

Reconstruir a mama para avançar nas tetas

Trabalhando por sua gente



domingo, 15 de maio de 2011

FRANÇOIS MERECE RESPEITO

François Silvestre é um homem honrado. Tem outras qualidades. Como a generosidade, por exemplo. Mas para o momento, diante dos ataques dirigidos a ele, restrinjo-me a citar sua honradez.


Os exageros são evidentes e mal intencionados no que tem saído na imprensa sobre ilegalidades na Fundação José Augusto. Fui assessor de imprensa e editor da revista Preá no período em que ele presidiu a Fundação. Nunca vi e nem soube de qualquer ato que o desabonasse no período.

O que presenciei foi uma vontade enorme dele e da equipe que ele formou de fazer as coisas. As dificuldades burocráticas eram enormes. Travava tudo. Lembro que uma vez, no gabinete, assisti ele tirar dinheiro do próprio bolso para bancar a viagem da equipe da Preá que iria ao interior fazer uma reportagem. Esse gesto, na minha opinião, traduz bem o que foi aquele período.

Um período rico, de realizações importantes, como as Casas de Cultura, o Teatro de Cultura Popular, a Preá, a reforma na Fortaleza dos Reis Magos, a reforma na FJA, que agora dizem que não ocorreu, o que me leva crer na má intenção, não sei ao certo com qual propósito, das “denúncias” porque basta uma visita ao prédio da entidade e perguntar a qualquer funcionário sobre aquele tempo.

Convivi com François quatro anos. Tinha trabalhado como assessor de imprensa na gestão anterior, de Woden Madruga, nos oito anos do Governo Garibaldi. Sou amigo até hoje dos dois.

Pelo radicalismo que marcou a campanha sucessória de Garibaldi o esperado, o “normal” era minha saída do cargo comissionado de assessor de imprensa que ocupava. Isso eu dava como certo. O que ficou ainda mais claro depois que saiu a indicação de François para o cargo.

Isso porque anos antes eu havia criticado duramente uma antologia de poetas norte-rio-grandenses publicada pelo escritor Manoel Onofre Jr. Sobrou também para François, um dos poetas que participaram da antologia (reproduzi até trecho de poema dele, para ilustrar o equívoco das escolhas de Onofre).

Essa resenha rendeu-me vários dissabores e um deles foi a inimizade por anos com Manoel Onofre. Em um dos seus livros, François me respondeu indiretamente. Se nunca tinha havido relação pessoal com ele, depois disso é que não houve mesmo.

Por isso, não nutria a menor esperança de continuar na FJA, emprego que pagava pouco mas que eu precisava manter, pois se somava a outro que tinha e dava para ir tocando o barco. Nesse aspecto o jornalismo sempre foi padrasto para mim, jamais ganhei dinheiro nessa profissão, além daquele que me permite viver de forma eternamente periclitante, mas com alguma dignidade e desde o princípio de cabeça erguida.

Foi, então, com surpresa que recebi o convite de François para continuar no cargo, que, a princípio, pensei que fosse só de assessor de imprensa, mas que acabei acumulando com o de oeditor da Preá. Depois, fiquei sabendo que a governadora Wilma de Faria já havia indicado uma colega para o cargo, mas prevaleceu a decisão do então presidente da FJA.

Conto essa história para jogar alguma luz na personalidade de François. Foi um presidente muito querido dos funcionários, sempre pronto a ajudar quem o procurava, gabinete aberto, sem frescura de marcar hora com secretária, quem quiser tirar a prova é só fazer uma enquete rápida nos corredores da FJA.

François tem um passado de lutas cívicas que muitos gostariam de ter ou até mesmo hoje dizem ter e não passa de balela. Por isso tudo, merece respeito. E tem a minha irrestrita solidariedade.

Blog Substantivo Plural
Tácito Costa

DE SEIS E MEIA E OUTRAS MENTIRAS

Por François Silvestre

Os jovens promotores do patrimônio mentiram novamente sobre ações da FJA.

Encontrei o Projeto Seis e Meia funcionando e dei continuidade ao mesmo. Mantendo o mesmo dirigente, que não tinha vínculo funcional com a Fundação.

Na defesa da minha dignidade pessoal, não sou obrigado ao linguajar da hipocrisia. Sem vênia. Mentiram. E provarei isso em juízo.

A instituição ou promotores que vão provar desonestidade minha ainda não nasceram. Não era tarefa minha ajustar serviços ou compras. Cuidei de um programa cultural que ainda hoje provoca inveja e animosidades. Para os senhores promotores gestor bom é o que nada faz.

Li que negam a reforma da FJA. Vão lá e vejam com os próprios olhos. E perguntem a quem lá trabalha sobre o que era o prédio da Fundação antes da minha gestão. Só isso. A Galeria Newton Navarro. Quem fez? A galeria Odilon Ribeiro Coutinho. Quem fez? O Auditório Franco Jazielo. Quem fez? O Teatro de Cultura Popular. Quem fez? Banheiros dignos e salas confortáveis. Quem fez? Reforma completa na sala da Presidência. Quem fez? Tá tudo lá. Basta ir ver. Os senhores promotores só foram lá uma vez. Para constatarem uma mentira publicada. E não tiveram a dignidade de desmentir a mentira que os levou à Fundação.

Eu sou obrigado a compreendê-los. Jovens que saíram da faculdade para o robusto emprego do Ministério Público sem passarem pela vida. De bagagem intelectual ainda limitada, de formação acadêmica ainda incompleta e de biografia a ser forjada. Compreendo, mas não silencio. Eles têm obrigação de respeitar a honra alheia. Não podem fazer farol, em busca de holofotes, com textos precários, como se fossem decisões finas, para sujar a dignidade das pessoas. Irresponsáveis. Mentirosos.

Pois eu vou lhes dar holofotes. A peça de teatro “O roubo do Fole” que estava na gaveta vai sair da toca. E eles são os personagens principais.

Quem tentar macular minha honestidade pessoal, coisa que se adquire por obrigação, vai me encontrar na sua pequena área e não na defesa.

Foram omissos a vida toda na área cultural. Nunca agiram em prol do que precisa e deve ser feito. Estão sempre na espreita, catando falhas formais ou materiais para infernizar a vida dos que constroem numa terra em que construir é um delito.

Não defendo corrupção ou qualquer outro desvio de conduta com o dinheiro público. Mas defendo minha gestão. Não dá para enumerar aqui tudo o que fiz. E eles sabem disso. Mas não me perdoam por não conseguirem me incriminar no foliaduto. Nem por não ter indicado culpados. Como eu poderia indicar culpados num episódio do qual não tive conhecimento prévio? Coisa que eles mesmos constataram.

Quero que provem não ter havido todos os shows do Seis e Meia. E mentem dizendo que houve show fantasma. Depois culpam a justiça pela ineficácia dos seus inquéritos mal feitos.

Aos amigos, um recado. Não se preocupem. Já tive adversários mais competentes.

Abraço.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

MARIAZINHA

Cabeçudos - Minha Mariazinha



Quando você
Está ao meu ladinho
Eu não me sinto
tão sozinho


Não sei porque
Você não vem
Tu era tudo que eu sonhei pra mim
Foi bom assim
Assim pra mim
Como eu quero você


E o que era tão dificil
Parecia tão normal
Aquela foda no quintal


"Mariazinha do bole, bole
Peitinho duro, bundinha mole
O galo canta o pau levanta
O bode berra o pau enterra

Mariazinha vamos pescar
Eu levo a minhoca
E você onde botar
Na beira do rio é bem mais legal
Você não pode ver minha vara
Que começa a passar mal"

domingo, 8 de maio de 2011

CARESTIA É INFLAÇÃO?

François Silvestre
Se não, tudo bem. O Governo promete cuidar e eu acredito. Mas se carestia for inflação, faz tempo que ela disparou de planalto abaixo e ninguém segura a fera.

Basta comparar os preços dos últimos cinco anos. Tá muito? Dos últimos três anos. Ainda tá muito? Pois dos últimos dois anos.

Comparemos. Quanto custava um bujão de gás há dois anos? E o pão francês? E a cerveja? E o feijão? E o milho? E o óleo de soja?

Ano passado, por essa época, o saco de milho, aqui no sertão, custava entre 25 e 32 reais. Hoje custa de 48 a 55 reais. No mesmo período. Fim do inverno. Se a safra for boa, oscila pra baixo. Nunca para chegar perto do preço passado. Há um limite que não permite voltar ao preço antigo. Nunca. Mas pode passar do limite na subida, se a safra for fraca. Isso é carestia. Não é inflação?

Você vai com cem reais ao o mercado e compra trinta quilos de alimentos. Amanhã, com os mesmo cem reais, compra vinte e nove quilos. É carestia. Não é inflação?

Qual a diferença real, sem retórica do economês, entre a queda do valor de compra e o desgaste monetário da moeda? “A diferença está nos índices de medição inflacionária”. Ora, no açougue ou na bomba de gasolina essa conversa de “índice medidor” sai pela tripa cagaiteira.

Os produtos importados ganham competição. Onde? Nos grandes centros. Aqui, continuam os mesmos importados do Paraguai. Ou uísque de Igapó, dos velhos tempos de Carrapicho.

Já foi dito que a Escócia não faz tanto uísque. Nem há tanto leite disponível para fazer queijo de manteiga só de leite e manteiga. O danado é que a batata do queijo já tá ficando tão cara quanto a coalhada pura. Tem gente pensando em produzir jerimum branco. Antes que o jerimum dispare. Isso é carestia. Não é inflação?

Quanto custava há seis meses o litro de gasolina? Quanto é hoje? No país que se declara autossuficiente em petróleo. O pré-sal elegeu Dilma. E o pós sal? Quem vai medir a pressão arterial da mentira?

Quanto custava há seis meses o litro de álcool? Quanto custa hoje? No país que possui a maior quantidade de terra agricultável para a cana-de-açúcar. E antes do pré-sal o Presidente da República saiu pelo mundo vendendo a necessidade de implantar um consumo universal do biocombustível. Era inesgotável, não poluente e sustentável.

Depois do pré-sal, o combustível vegetal perdeu o sentido e a defesa. Foram viagens e palavras jogadas aos ares.

Num país de vocação rodoviária, marítima e aeroviária, toda mercadoria circula às custas dos combustíveis do petróleo ou da cana. Então é no frete que o transportador vai compensar o abastecimento. E antes de chegar ao consumidor final, há um leque de acréscimos de preços. Isso é carestia. Não é inflação?

Se for, é. Se não, violão! Té mais.

SOB ATAQUE

OS ATENTADOS VIRTUAIS CONTRA O BLOG CONTINUAM, MAS VAMOS VENCER