SÓ GOZO COM QUEM DÁ

domingo, 31 de julho de 2011

ANTÍGONA E O DIREITO NATURAL

François Silvestre

Todos os mitos possuem várias versões. Assim como as lendas vão por veredas diferentes até o miolo da chegada ao quengo da imaginação.

Na mitologia caldaica, bela e pouco conhecida, a deusa do amor, Ihsthar, ameaça Anhur, deus dos céus, de cortar por um segundo o condão do afeto, criando um hiato na sinfonia do erotismo universal. E com a ameaça consegue o benefício reivindicado.

O mito de Antígona não foge à regra. São inúmeras versões. Porém todas, sem exceção, preservam o fato principal que move Sófocles no contexto da sua tragédia, onde o alvo é a pertinência ou não da desobediência ao tirano quando sua ordem se confronta com o Direito Natural.

Fica no campo secundário a origem bastarda de Antígona, da união incestuosa de Édipo e Jocasta. Mais que incestuosa, relação que desafia todos os limites do puritano. Ou se os irmãos dela se mataram num conluio de terrível acerto macabro. Ou se eram mesmo inimigos, sendo Etéocles aliado do tirano Creonte, seu tio, e Polinice inimigo figadal do tio tirano. O certo é que se mataram.

A Etéocles Creonte ofereceu funeral honroso, com todo o aparato que cabe ao enterro dos heróis. O tirano assim homenageava o sobrinho leal.

Mas deixou ao relento, insepulto, o corpo de Polinice. E determinou, como ordem de Estado, que a ninguém era dado o direito de sepultar o sobrinho opositor.

Não apareceu nenhum aliado de Polinice para desobedecer a ordem do tirano. Era Lei e tinha de ser cumprida. Até por que cada Lei se legitima na fonte de sua feitura. Nas tiranias o tirano é o constituinte. Nas democracias o constituinte é o Parlamento. Mesmo com toda a esculhambação das democracias. Como diz Vicente Pentelho de Alma “quanto mais esculhambada melhor democracia é”.

Apareceu Antígona, irmã dos dois mortos. E decidiu que a lei do seu tio não poderia prevalecer sobre a ordem natural das coisas. O enterro comum dos mortos não se rege pela lei dos vivos. E só tiranos e ditadores ferem a determinação natural desse Direito que tem leis não escritas. Por isso a história nunca vai deixar em paz a memória de quem “desapareceu” corpos de oponentes políticos.

Antígona sepulta o irmão odiado. E vai pagar o preço da sua rebeldia, geradora de ódio muito maior contra si do que a ira do tirano ao rebelde morto.

O Direito Natural independe da inscrição na palavra da lei. Mas acaba se transformando em norma por imposição das conquistas humanas nas lutas libertárias.

É por isso que há direitos indisponíveis. Onde o indivíduo não pode abrir mão do que julga ser um direito seu. Não é. Não pode machucar-se nem no físico nem na honra. E exerce legítima defesa ao repelir qualquer dessas agressões.

Cada um há de ser, no confronto com o Estado estúpido, a reencarnação de Antígona. E jogar o próprio risco na cara do tirano. Té mais.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ABUSO DE PODER

Ao usar os poderes administrativos, a autoridade administrativa com objetivo de conseguir vantagem pessoal para si, está fazendo prevalecer o interesse individual sobre o interesse público e, em consequência, está se desviando da finalidade pública prevista na lei.
O administrador tem, o dever de sempre utilizar os recursos públicos da melhor forma possível, de maneira a evitar desperdícios e garantir maior rentabilidade social. Deve, assim, pautar-se pela proporcionalidade entre as vantagens e as desvantagens que derivam da finalidade desejada.

A vinculação da cor amarela, usada ostensivamente em sua campanha eleitoral, a pessoa da prefeita, ou melhor, a indicação de que os bens públicos foram construídos, reformados ou melhorados o foram por conta da pessoa da prefeita é perfeitamente notório.

O que se pode concluir que a intenção da Prefeita Municipal é formar uma conexão entre sua pessoa e as obras realizadas pela administração pública municipal, bem como a induzir a população martinense e os eleitores à ideia de que ela própria é a pessoa mais certa a ocupar o cargo de chefe do executivo municipal para a próxima gestão.

NOTA DO MINISTERIO PUBLICO

Martins: Prefeitura pinta prédios públicos com cor de partido político


» 27/7/2011 - 10:48h

Por Assessoria de Imprensa do MPRN

A cor amarela que identifica a ala das mulheres do Partido dos Democratas (DEM), ao qual a Prefeita Municipal de Martins, Maria José Gurgel de Oliveira Costa, é filiada vem sendo utilizada em vários prédios públicos.

Para a Promotora de Justiça Gerliana Maria Silva Araújo Rocha essa é uma prática irregular que caracteriza a promoção pessoal. “Vários prédios públicos de outras cores que não amarela estão sendo recentemente pintados em toda a sua fachada de amarelo, tais como a Escola Municipal João Onofre, Posto de Saúde de Bela Vista, Estação das Artes, Ginásio Poliesportivo, e Edifício Pax, onde funciona o Museu de Arqueologia e o Museu Histórico”, ressalta a Gerliana Rocha.

Para garantir o princípio da impessoalidade na administração pública, a Promotora de Justiça expediu a Recomendação nº 03/2011 pedindo que a prefeitura suspenda imediatamente a pintura da cor amarela de todas as fachadas e interiores dos prédios públicos do Município de Martins. Além disso, ela estipula o prazo de 30 dias para que sejam aplicadas nos prédios que foram recentemente pintados de amarelo a sua cor original, sem que sejam relacionados ou identificados com qualquer pessoa ou partido político.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

VIRGULA


A importância do emprego da vírgula

Vírgula pode ser uma pausa... ou não..

Vamos perder, nada foi resolvido.

Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber.

Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.

Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

Ela pode sumir com seu dinheiro.

23,4.

2,34.

Pode ser autoritária.

Aceito, obrigado.

Aceito obrigado.

Pode criar heróis.

Isso só, ele resolve.

Isso só ele resolve.

E vilões.

Esse, juiz, é corrupto.

Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.

Vamos perder, nada foi resolvido.

Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber.

Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

sábado, 23 de julho de 2011

AMARULA



Amarula é um licor preparado com creme de leite e com o suco de uma exótica fruta que nasce em uma árvore africana chamada Maruleira.


Esse licor tem um sabor suave semelhante ao do caramelo é misturado com creme fresco, que resulta em um produto cremoso, estável, rico e macio. A Amarula pode ser desfrutada em qualquer lugar, em todas as ocasiões e a qualquer hora. Tome-o puro, “on-the-rocks” ou com gelo moído.
A Amarula é puro feitiço,tão singelo como os mitos e lendas que lhe deram origem, mas essa é outra historia, agora eu vou ensinar a vocês como preparar uma Amarula caseira

INGREDIENTES:

■1 lata de leite condensado
■1 lata de creme de leite sem soro
■1 lata de licor de cacau
■1 copo (aprox. 200ml) de vodka
■50g de chocolate ao leite derretido

Modo de preparo
■Bata todos ingredientes no liquidificador
■Leve à geladeira.

Dica: Acrescente calda de chocolate por dentro do copo/taça em que você vai servir o licor. Você também pode acrescentar raspas de chocolate ou colocar um pedacinho de chocolate junto ao copo/taça. Sirva bem gelado!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A PRÁTICA DO DESAPEGO

# PRATICA DO DESAPEGO - É preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém joga nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diz a ti mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembra-te de que houve uma época em que podias viver sem aquilo – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na tua vida. Fecha a porta, muda o disco, limpa a casa, sacode a poeira.
(Fernando Pessoa)

SBAKANA

terça-feira, 19 de julho de 2011

TÁ DOIDO O FURA-BARREIRA?

François Silvestre



Que esfrie cá na Serra por esses tempos até se entende. Que Tude de Osório desaposente o casaco de lã azul, quando passa de sua casa, na Rua de Baixo, em busca das graças da virgem da Conceição ou da capelinha do Rosário, onde Martins Roriz edificou uma Ermida, no mesmo local do encontro do corpo da mulher morta por indígenas, também se entende.

Que o tempo pareça começo de inverno, já véspera de Agosto, se entende. E reverdeça jitiranas e camarás, escureçam as folhas do abacateiro, se entende. E até se glorifique. Pois será verde a serra por mais trinta dias, mesmo que o inverno curto e fora de tempo se mande pras bandas do sul.

Que nasça mesmo agora a cebola-braba, assusta. Mas se entende. A cebola-braba nasce no começo da noite e pela manhã já está florada. Certa vez, a mulher de um cachaceiro de cá propôs ao marido: “Migué, vamo fazer uma aposta. Eu planto uma jaqueira e você só volta a beber quando ela butá jaca”. Miguel respondeu em cima da bucha: “Num faço essa aposta nem cum cebola-braba”. A jaqueira leva cerca de dez anos para frutificar.

Que o galo-de-campina cante no verão o canto do inverno, vá lá. O nosso cabeça-vermelha, cardeal lá do sul, galo-de-campina do sertão tem vários cantos. Na gaiola ele perde esse dom. Só canta de um jeito. No mato, solto e livre, não. Ele tem um canto apropriado para cada tempo. O canto da postura. O canto de ensinar aos filhotes o voo e buscar sementes no campo. E um canto dobrado, o mais belo, que é o da conquista e acasalamento. Esse trinado coincide com o início do inverno nos anos de fartura. Estão matando o galo-de-campina. Como já mataram o corrupio e outras espécies. Cadê o Ibama e o Ministério Público? Aqui a natureza faz tudo sozinha. É governo e fiscal da lei. Sozinha de meu Deus!

Chove e venta de forma diferente há alguns meses. Agosto é mês de vento, sabemos. Mas venta forte desde Maio.

A serra se cobre de névoa de forma nova, em modificado tempo do seu jeito. Como se estivéssemos numa outra região de clima ou localização diversa.

E pra ser mais inteligente, não preciso alcançar a genialidade dos novos tempos. Na criatividade, impossível. Basta a generosidade do leitor que perde alguns minutos do seu tempo para ler a conversa que desconverso.

Esqueci o fura-barreira. Ele tá doido? Pois veja que o pobre coitado, portador da mais consistente isperiênça de inverno foi traído pelos novos tempos da natureza maculada.

Sua forma de cantar, seu jeito de arrumar a casa de postura, sua permissão de aparecer pela madrugada, seu balançar de asas, penas soltas de cores diferentes, tudo dando sinal de chuva ou seca, entrou em parafuso.

Que danado tá dizendo o fura-barreira? Té mais.

EDBAR

sábado, 16 de julho de 2011

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MARTINS

Uma crítica ao Festival Gastronômico.

Em primeiro lugar poupo o secretário Uilame JR e seus assessores diretos (Jr Carvalho, Marquinhos de Xinó e o sec. Frank), vocês merecem aplausos de todo martinense pela empenho e dedicação que tem para organizar eventos em Martins.

Mas, vejo que falta a vocês autonomia para decidir muita coisa, não por culpa de vocês, mas pela centralização dispensada pela prefeita na gestão municipal. Vocês, repito, são profissionais do mais alto nível.

Pena que a população pobre de Martins, que é usada como moeda eleitoreira, não tem consciência do que acontece nos bastidores. Seria interessante eles conversarem com a equipe organizadora do festival para saber a opinião deles da prefeita. Lógico que na frente dela devem fazer a boa vizinhança, mas não é o que falam nos demais cantos do estado. Procurem saber deles quem foi o responsável pela nao existência do festival ano passado, eles dizem em alto tom que foi SIM a prefeita. Colocar a culpa no antigo governador é fácil.

Esse ano a governadora é correligionária da prefeita e ela ainda está atrás de patrocínio a 1 semana do evento? Meus amigos que vergonha, esses patrocínios já deveriam estarem todos certos a pelo menos 3 meses.

Divulgar as primeiras atrações musicais a 1 semana do evento? Isso mostra mais uma vez que o evento está sendo feito às coxas... Mostra desorganização! Os cartazes deveriam estarem prontos a pelo menos 1 mês. Isso é uma vergonha! A prova é a pouca badalação que o festival está tendo pelo estado, a pequena cidade de Monte das Gameleiras está dando show!  Não se fala em outra coisa, Monte das Gameleiras colocou Martins no bolso! Culpa de quem? Da prefeita centralizadora que temos!

Aproveitem e façam um balanço ao fim do festival mostrando quantas casas eram alugadas no passado e quantas vão ser esse ano!

Tenho a mais plena convicção que se o festival estivesse nas mãos de pessoas mais compromissadas e profissionais como as que citei (Uilame Jr, Jr Carvalho, Frank e Marcos de Xinó) teríamos um evento a altura de Martins!  Mas não está, eles devem estar de mãos atadas a espera das "ordens" da prefeita! Essa acha que está abafando com a ilusão de uma campanha pra governador! Pena que nossa gente é humilde e acaba sendo comprada facilmente por aqueles que detém o poder econômico.

A nossa praça está de dar vergonha! As nossas tradicionais bandeirinhas não poderiam estarem sendo trocadas por piso de condomínio, onde se usa esse piso para carros passarem por cima! Se bem que esse piso nem pra isso serviria, tamanha a sua aparente fragilidade. Esperemos 5 anos pra ver como essas pedras estarão ainda mais "belas".

Martins precisa evoluir e entender que política não é o amarelo contra o azul; não é os bicudos contra os cururus; não é os Fernandes contra os Teixeira ou os Xavier de outrora. Política é a arte do servir e o gestor é apenas um mero funcionário do povo, mas com certeza nossa prefeita não entende isso, ela deve achar que está acima de tudo e de todos. Talvés falte formação suficiente a ela para ocupar o cargo que ocupou e entender o significado dele.

Acorde Martins!

De um martinense que sofre com a inércia de sua cidade.

NOTA DO BLOG: Este comentário anônimo foi enviado na postagem VIRA-LATAS que nós achamos pertinente postar.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

IMPORTÂNCIA DO CINTO

arte cinto atrás (Foto: arte / G1)
Andar sem cinto no banco de trás é perigoso para passageiro e motorista

Educadora Alessandra Françoia e Cirurgião Renato Poggetti mostram a importância do aparato

 É obrigatório, mas mais da metade dos passageiros que andam no banco de trás dos carros não usam o cinto de segurança. Com a chegada das férias, o movimento nas estradas cresce, e deve aumentar também a preocupação com os acidentes.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 mostrou que 62,7% dos passageiros que andam no banco de trás dos carros ou vans não usam o cinto de segurança. No banco da frente, o número cai para 27,8%.

O cinto nunca pode ficar na altura do pescoço, seja do passageiro ou do motorista, da criança ou do adulto. Presilhas para deixá-lo mais folgado também devem ser evitadas, pois reduzem a eficiência do cinto. Outra dica é usar sempre o cinto de três pontas, que protege o tórax e o abdômen – infelizmente, muitos modelos de carro, principalmente os mais velhos, não têm esse tipo de aparato no banco de trás.

A preocupação maior é com as crianças, já que acidentes de trânsito são a maior causa de morte para pessoas entre cinco e 14 anos. Antes dos dez anos, elas não podem andar no banco do copiloto. Abaixo disso, há orientações sobre como transportá-las, dependendo da idade e/ou do peso.

Até completar um ano (9 kg), as crianças devem andar em assentos infantis instalados com leve inclinação no sentido inverso ao da posição normal do banco do veículo. Depois, entre um e quatro anos (cerca de 18 kg), o assento deve ficar na posição vertical, voltado para o painel dianteiro, sempre que possível mantido na posição central do banco traseiro. Até os dez, o correto é utilizar um assento de elevação, em conjunto com o cinto de segurança. Nenhum assento infantil deve ser colocado no banco dianteiro.

Quando a criança puder utilizar o cinto de segurança – de três pontas –, uma faixa deverá passar sobre o ombro e, diagonalmente, pelo tórax, enquanto a outra deverá ficar apoiada no quadril ou na parte de cima das coxas.

Até os 14 anos, idade em que já é permitido andar no banco da frente, o sistema de airbag deve ser desativado, pois ele pode ser mais perigosos para as crianças que um acidente em si.

domingo, 10 de julho de 2011

OS TERREMOTOS ...



... E SEUS EFEITOS
Untitled-1
Os terremotos são tremores de terra, corresponde a um fenômeno natural que compõe a estrutura do planeta, uma vez que essa não é estática, pelo contrário é bastante dinâmica e realiza diversos movimentos, pois existe uma grande quantidade de energias em seu interior. O terremoto é um dos elementos ativos que ocorre no planeta, nesse caso é desenvolvido com várias intensidades que oscilam de acordo com a energia liberada medida em nível de escala. No mundo a escala mais usada é a Escala Richter que varia de 0 a 9 graus, em energia liberada pelo tremor. Desse modo, à medida que a escala aumenta a destruição também a acompanha. A seguir distintas escalas e o grau de destruição que cada uma delas produz nas sociedades.
Energia liberada em Escala Richter
Conseqüências do terremoto
Inferior a 3,5 graus
Abalo que pode ser registrado, mas difícil de ser percebido, nesse caso não causa danos.
3,5 a 5,4 graus
Tremor que pode ser percebido, mas que dificilmente causa destruição.
Inferior a 6,0 graus
Terremoto com capacidade de produzir prejuízos com pequena intensidade em edificações com estrutura de elevado índice de qualidade, nas construções de má qualidade o abalo promove grandes danos.
6,1 a 6,9 graus
Essa intensidade possui uma quantidade de energia capaz de gerar destruição e danos em uma área de 100 quilômetros ao redor.
7 a 7,9 graus
Energia liberada com potencial elevado que pode tirar os prédios das fundações, além de causar fendas na superfície, danificar os sistemas de esgoto e água que se encontram no subsolo e que podem ser quebrados.
8 a 8,5 graus
Tremor de grande proporção que deriva grande destruição nas edificações em geral, além de desintegrar pontes, praticamente nenhuma construção é capaz de suportar a energia liberada.
9 graus
Destruição total
12 graus (hipoteticamente)
Poderia partir a Terra ao meio.

A partir dessa tabela é possível estabelecer uma compreensão acerca do risco que diversas sociedades correm, por mais que se tente prever não é possível determinar quando e onde irá ocorrer um abalo, pois pode acontecer em qualquer lugar, sem prever a intensidade. Todos os anos acontecem aproximadamente 300 mil abalos em toda extensão da superfície terrestre com escalas entre 2 e 2,9 graus, já os de maior intensidade em torno de 8 graus acontecem em períodos oscilantes entre 5 e 10 anos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

MAMÃO


 Um tesouro ao seu alcance

O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
• Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - semelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
• O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.
• As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
• O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água.
• Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas, verrugas e úlceras.
• Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
• Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.
• Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.
• Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
• O mamão maduro é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo;
• é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
• Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.
• Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
• Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.
Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois além disso serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, a maior a concentração desses nutrientes.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

INVASÃO EM MARTINS

PRIMEIRO DAMO DE MARTINS INVADE PROPRIEDADE PRIVADA

CARTA ABERTA

Martins-RN, 04 de julho de 2011

Aos Martinenses e as autoridades competentes,

Sábado passado, 02 de julho de 2011, mais ou menos às 22 horas, por razões por mim ignoradas, tive minha propriedade invadida por meu inimigo, o Sr. Marcos Antônio Gurgel Costa (marido da Prefeita de Martins) que com o seu carro estacionado no terreiro da minha casa, perguntou por mim, à minha esposa Maria da Conceição Gondim, tendo a mesma informada que eu não estava, indagando dele o que ele queria comigo, momento em que obteve como resposta a seguinte expressão: “um negocio”.

Como meu inimigo indagou onde eu me encontrava e minha esposa disse que eu estava no Mirante Mãe Guilé, a mesma achou por bem dirigir-se até aquele local para tentar prevenir alguma coisa de mal que pudesse acontecer, tendo em vista a inimizade existente e a forma estranha como o senhor Marcos Gurgel tinha ido a nossa propriedade àquela hora da noite. As preocupações da minha esposa acentuaram – se quando no percurso para o Mirante, o carro em que a mesma ia, foi trancado várias vezes pelo carro dirigido pelo senhor Marcos, impedindo a todo custo a ultrapassagem. No Bairro de lagoa Nova, aproveitando o acostamento mais favorável, minha esposa conseguiu a ultrapassagem, chegando ao Mirante com escasso tempo de solicitar ao administrador do local, Senhor Jailton Queiroz, que fechasse o portão de acesso. Logo em seguida chegou ao portão do Mirante, o Senhor Marcos Gurgel, que não tendo como entrar ficou buzinando, e vendo que o vigia não abria o portão para o mesmo, afastou-se mais ou menos uns 100 metros, ficou parado um bom tempo, e em seguida deixou o local.

Toda Martins me conhece por minhas atividades comerciais e até pelo tempo que militei na política local, sendo desnecessário tecer aqui comentários sobre a minha pessoa e sobre tudo da minha conduta como cidadão.

Nunca afrontei meus conterrâneos e nem bombardeie a frente da casa dos meus adversários políticos, pois sempre respeitei a todos principalmente os mais humildes, e não aceito sobre qualquer pretexto intimidação como forma de poder, pois se existem duvidas, ai está o judiciário para dirimi-las.

Tentei mas não consegui registrar esta ocorrência nem em Martins, nem em Caraúbas, e como não sei quais as intenções do meu inimigo na sua procura por minha pessoa, estou fazendo este registro, endereçado à população do meu município e às autoridades competentes. Aí eu pergunto: O que ele queria comigo dentro do carro dele no terreiro da minha casa? Porque ele foi trancando o carro da minha esposa o tempo todo no caminho do mirante? Porque ele tentou entrar no mirante mãe Guilé se ele não anda lá?

Atenciosamente,

FERNANDO ANTÔNIO NUNES GONDIM, brasileiro, casado, comerciante, residente na Rua Walfredo Gurgel- 174- Centro – Martins-RN

Fonte: Blog Martins em pauta

quarta-feira, 6 de julho de 2011

LÍBIA

http://economico.sapo.pt/public/uploads/articles/foto_pagina/tripoli_libia_pagina.jpg

Líbia: A verdade que eles não querem contar

 Para justificar a intervenção americana na Líbia, Kadhafi é mostrado como sendo ditador sanguinário do qual a sua população, mergulhada na pobreza,necessita ser protegida. A realidade é bem diferente.

Após a independência da Líbia em 1951, o Reino Unido colocou no poder o rei Idris, este foi derrubado por Kadhafi em 1969. Nessa altura, a Líbia era um dos países mais pobres do mundo, com uma literacia abaixo dos 10%. Esta é agora de 90%, a mais elevada de África.

Alguns dados retirados do relatório da ONU em 2007:

A líbia tem o maior Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África ;
O ensino é gratuito até à Universidade;
10% dos alunos universitários estudam na Europa, EUA, etc… e com tudo pago;
Ao casar, o casal recebe até 50.000 US$ para adquirir seus bens;
O sistema de saúde é gratuito, e rivaliza com os europeus. Equipamentos de última geração, etc…;
Existem empréstimos feitos pelo Banco estatal sem juros;

Foi inaugurado em 2007, o maior sistema de irrigação do mundo, que tem vindo a conquistar o deserto (95% da Líbia) destinado à produção de alimentos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8IcdjmblkfVoh2SN2s-Uye8jTCJRdWoteICu_3K2S5QyE4RdCEj8tW1rzL6IARapgzV5z9KiNQsxJC7_7XYpIK6Ajsr8GElRVanAlzz9oXg9us2kSNOjAMv6JBlQ1rmEZCbs5uSCXVwfM/s1600/db0f6bf620bd54dadbbfcb70e513d70b-big.jpg

Porque é que os americanos querem tomar conta da Líbia?

Três motivos principais:

1 – Possuir o seu petróleo, de boa qualidade e com volume superior a 45 bilhões de barris em reservas;
2 – Fazer com que todo mar Mediterrâneo fique sob controle da OTAN. Só falta agora a Síria;
3 – E, provàvelmente, um dos maiores motivos, é que o Banco Central Líbio não é atrelado ao sistema mundial Financeiro.

As suas reservas de toneladas de ouro, dão cobertura ao valor da moeda, o dinar, e permite ficar imune às flutuações do dólar. O sistema financeiro internacional ficou preocupado com Kaddafi, por ter apresentado e quase conseguido, que os países africanos formassem uma moeda única desligada do dólar.

Bombardeamentos…”humanitários”

1 – A OTAN comandada pelos EUA, já bombardearam as principais cidades Líbias com milhares de bombas e mísseis que são capazes de destruir um quarteirão inteiro. Os prédios e infra estrutura de água, esgoto, gás e luz estão sèriamente danificados;
2 – As bombas usadas contem DU (Uranio empobrecido) tempo de vida 3 bilhões de ano (causa cancro e deformações genéticas);
3 – Metade das crianças líbias estão traumatizadas psicológicamente por causa das explosões;
4 – Com o bloqueio marítimo e aéreo da OTAN, principalmente as crianças sofrem com a falta de remédios e alimentos;
5 – A água está imprópria para consumo em grande parte do país. De novo as crianças são as mais atingidas;
6 – Cerca de 150.000 pessoas por dia, deixam o país através das fronteiras com a Tunísia e o Egipto. Muitas vão para o deserto sem abrigo, sem água e sem comida;
7 – Mesmo que o bombardeio terminasse hoje, cerca de 4 milhões de pessoas estariam precisando de ajuda humanitária para sobreviver: sobretudo água e comida. A população da Líbia era de 6,5 milhões de habitantes.

Em suma: O bombardeio “humanitário”, acabou com a nação líbia.

terça-feira, 5 de julho de 2011

NA OFICINA

O MECÂNICO E O CIRURGIÃO


Em uma oficina tradicional em Natal, um mecânico está desmontando o cabeçote de um motor quando vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar. O mecânico pára e pergunta:

– Hei, doutor, posso fazer uma pergunta pro senhor?

O cirurgião um tanto surpreso concorda e vai até ao veículo no qual o mecânico está trabalhando. O mecânico se levanta e começa:

– Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente e, quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo. Por que é, então, que eu ganho tão pouco e o senhor ganha tanto se o nosso trabalho é praticamente o mesmo?

O cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala baixinho ao mecânico.

- Tente fazer isso com o motor funcionando! . .

segunda-feira, 4 de julho de 2011

AÇUDE DO PORÇÃO

NOVA LEI


 A partir desta segunda-feira entra em vigor a Lei Federal nº 12.403, que altera o Código Processual Penal, dificultando a decretação da prisão preventiva no Brasil.

A nova legislação tornará a prisão preventiva uma exceção, a ser aplicada em casos bem mais restritos do que permitia a norma de 1941.

Assim, a prisão preventiva não poderá mais ser aplicada a autores de crimes dolosos puníveis com reclusão inferior a quatro anos. Liberou geral para furto, receptação, posse ilegal de arma de fogo, cárcere privado, corrupção de menores, homicídio culposo no trânsito, apropriação indébita, contrabando e dano a bem público.

A estimativa é que mais de 100 mil detentos sejam liberados. Segundo o Ministério da Justiça, em 2010, 37% da população carcerária de todo o país — que hoje é de 496.251 pessoas — eram mantidos nas celas por conta da prisão provisória.Ou seja, cerca de 20% dos presos ganharão liberdade. A nova lei determina que os juízes recorram à preventiva em último caso. A detenção só poderá ser aplicada aos acusados que já tenham condenação por outros delitos dolosos, que cometerem crimes cuja pena é superior a quatro anos de prisão ou tenham praticado violência doméstica familiar.

Antes disso, nove medidas cautelares devem ser aplicadas para monitorar o acusado ao longo dos trâmites jurídicos até o julgamento. Entre elas estão o comparecimento periódico em juízo, a restrição de acesso, o recolhimento noturno e a proibição de deixar a região.

Antes da reforma, diante de uma prisão em flagrante, a Justiça contava com apenas duas opções, a conversão em prisão preventiva ou a soltura do indivíduo. Bandido, bandido e outros aproveitadores ( principalmente ladróes públicos) vão comemorar; o povo honesto e enganado vai ter saudades da legislação antiga.

domingo, 3 de julho de 2011

COMEÇO DE INVERNO ...


O ARREPIO


Arrepio é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo diminui, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa de criar calor gastando energia.

Outras respostas observadas em pessoas com frio (por exemplo, nadadores saindo de uma piscina em um dia de vento frio), são dançar sem sair do lugar, abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso, aconchegar-se e usar isolantes térmicos como toalhas.

O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico.

Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico.

O músculo eretor do pêlo é o responsável pelo arrepio.

Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vasoconstricção (diminuição do calibre dos vasos que percorrem a pele), reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo.

Fonte: Wikipedia.org

sexta-feira, 1 de julho de 2011

MARIDO BEM TRATADO

MARIDO BEM TRATADO....


Uma mulher acompanha o marido ao consultório médico..

Depois de ser atendido, o médico chama a esposa reservadamente e diz:

- Seu marido está com stress profundo.. A situação é delicada, e se a senhora não seguir as instruções que vou lhe passar, seu marido certamente vai morrer. São apenas 10 instruções que salvarão sua vida:

1) Toda manhã, prepare para ele um café reforçado;
2) Para o almoço, ofereça refeições nutritivas;
3) Para o jantar, prepare pratos especiais, tipo comida japonesa, italiana e francesa;
4) Mantenha em casa um bom estoque de cerveja gelada;
5) Não o atrapalhe quando ele estiver vendo futebol;
6) Pare de assistir novelas;
7) Não o aborreça com problemas do universo feminino;
8) Deixe-o chegar no horário que desejar;
9) Nunca questione onde estava;
10) Faça sexo com ele como e quando ele quiser.

No caminho de casa, o marido pergunta:

- O que foi que o médico disse?

E ela respondeu:

-Ele disse que você vai morrer.