SÓ GOZO COM QUEM DÁ

quarta-feira, 9 de julho de 2008

TRILHAS POTIGUARES EM MARTINS













PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRN LEVA SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO PARA A SERRA DO MARTINS.


Por Patrícia Carvalho

Um projeto e o pé na estrada. Foi assim que o Trilhas Potiguares, Projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, chegou a Martins. Os cursos de Enfermagem, Jornalismo, Biblioteconomia, História, Biomedicina, Pedagogia, Psicologia e Turismo da Universidade estiveram presentes na Cidade, por meio de projetos de 13 trilheiros, cada um deles com no mínimo um projeto desenvolvido, relacionado ao seu curso, a vontade de aprender e a disponibilidade para ajudar aos demais trilheiros.

Assim foi de 30 de junho a 07 de julho em Martins, com realização de oficinas de sexualidade, primeiro socorros, auto-exame da mama, exames preventivos de câncer de colo de útero e próstata e a Oficina das Palhacinhas, que levou higiene bucal às crianças nos colégios e nas praças da Cidade, com as alunas de Enfermagem Rosane Sousa, Isabelle Fernandes e trilheiros livres. Mas o Trilhas Potiguares, que visa unir Universidade e comunidade, não abordou somente saúde, mas drogas, com o aluno Pedro Rauel, de Biomedicina; Educação Ambiental com a aluna de Geografia, Heloísa Santos; xilogravura, com a coordenadora do Trilhas em Martins e professora do Departamento de Artes da UFRN, Rafaela Farias; Cerimonial, com as alunas de Turismo, Bárbara Mendes e Geomara Souza, além das Oficinas Contagem de Histórias e Técnicas e Linguagens para o Rádio, ministrada pela aluna Patrícia Carvalho (Jornalismo), que deve ser continuada pelos alunos do Centro Estadual Raimunda Barreto (CERB), depois de possível negativa de espaço para veiculação de programas produzidos por munícipes na FM Vida.

O diretor da FM Vida, Erian Leite, disse estar aberto à conversas, mas estimou que a veiculação desses programas teria 90 por cento de chance de dar errado, devido a falta de espaço na programação da Rádio.

A Oficina de Técnicas e Linguagem para rádio teve ainda, em seu 1º dia, a participação do jornalista Yuno Silva (UFRN), que se encontrava na cidade para cobertura do V Festival Gastronômico de Martins, que começa na próxima quinta- feira, e aproveitou a oportunidade para ser entrevistado pelos alunos sôbre jornalismo ambiental, jornalismo cultural e sua experiência na área.

Alunos deficientes também foram contemplados, com a Oficina Geografia Tátil, ministrada para professores pela aluna de Geografia, Thayanna Bandeira. E, para os cursos de Pedagogia, Biblioteconomia, Psicologia e História, ficaram as Oficinas de mamulengos, realizada pelo aluno Thiago Santos, organização do acervo das bibliotecas, com Aniolly Maia; Cristina Braz, com sexualidade e reflexão sobre gravidez não planejada, e oficina de Resgate Histórico com idosos, com Éder de Souza, respectivamente.

Marcando a passagem do Trilhas por Martins, uma solenidade foi realizada pelos munícipes, tendo como fundamento teórico os ensinamentos da Oficina de Cerimonial. Na ocasião, a Prefeitura de Martins manifestou, informalmente, interesse a respeito da continuidade de alguns projetos desenvolvidos por trilheiros, como as Oficinas das Palhacinhas e Técnicas e Linguagens para o Rádio.

Memória: O Projeto “Trilhas Potiguares” é um projeto de extensão da UFRN, e, desde 1996 faz convênios com municípios para realização de oficinas pelos alunos da UFRN, plantando sementes para construção de multiplicadores e possível desenvolvimento sustentável das regiões por onde passa. Atualmente 15 municípios estão cadastrados no Projeto. Informações na PROEX: (84) 3215-3231/ 3215-3262.

Um comentário:

  1. De uma rádio que se diz comunitária, através de um diretor do mesmo quilate; só poderiamos esperar isso!

    ResponderExcluir