SÓ GOZO COM QUEM DÁ

sábado, 29 de maio de 2010

GOLPE À VISTA

NÃO É PARANÓIA

Da leitora Maria Luiza:

Ailton,

Há quanto tempo você já viu que eu venho falando em golpe? Eu já estava preocupada, achando que estava paranóica. Meu marido e minha filha até diziam que eu estava com idéia fixa, com mania de perseguição e “psicada” em teorias da conspiração. Eu estava certa o tempo todo. Não duvide, Ailton, que a coisa é séria.

A gente fala que é a elite social e política querendo voltar ao poder, como se fosse só isso. É isso e muito mais.Pare para pensar no que era o Brasil e a América Latina antes de Lula ser presidente. Mudou muito o quadro. Depois de Lula outros países da AL elegeram presidentes de esquerda. O Mercosul deixou de ser um zero à esquerda (sem trocadilho). Lula vem promovendo a integração do continente, o que não é fácil.

A Venezuela (que já tinha Chávez antes de Lula se eleger) tinha a PDVSA, a petrolífera de lá, nas mãos de seis famílias. Era um escândalo. Por mais que se fale que Chávez é um maluco, vamos e venhamos que a Venezuela era um escândalo antes dele ser presidente. A Bolívia elegeu pela primeira vez na sua história um representante da etnia indígena, quando a maioria da população é de índios bolivianos. O Equador elegeu Rafael Correa, um homem preparadíssimo, o Uruguai agora elegeu Fernando Lugo, o Uruguai, o Mujica, ex-guerrilheiro tumamaro (já leu alguma entrevista com ele? impressionante).

A Argentina com os Kirchner deixou de ser um vai e vem de panelaço, de instabilidade. Enfim, pense como mudou o quadro com esses governantes mais voltados para as políticas sociais do que o bando de vassalos que tínhamos no continente. Se Lula caísse e se não eleger Dilma, vai ser uma tragédia não somente para o Brasil como para toda a América Latina. O que você acha que isso tudo representou para os EUA, que sempre apoiaram as ditaduras militares?

O golpe de Honduras foi arquitetado pelos EUA. Um golpe civil-militar-judiciário. Essa tríade derrubou Zelaya “dentro da lei”. De certo lá e estão tentando aqui. Tudo em nome do “Estado de Direito”. Hitler, é bom que saibamos, fez tudo dentro da lei. A lei não pode ser usada para legitimar bandalheiras golpistas.

Enfim, voltemos ao X da questão. O golpe é destruir a candidatura de Dilma e, se possível, tirá-la do páreo porque o interesse que está por trás de tudo isso é o interesse americano. Ora, FHC estava vendendo o Brasil a preço de banana, um entreguista. Até a base de Alcântara ele ia entregar aos americanos para os EUA fazerem de um pedaço do Maranhão uma base militar. Nem brasileiro poderia entrar lá sem permissão do governo americano.

Não era parceria, era para entregar mesmo. Aquela explosão lá que acabou com um trabalho de décadas foi atentado. Já li sobre isso. Bem, FHC estava pronto para privatizar a Petrobras (iam até mudar o nome para Petrobrax). Você acha que ninguém sabia que havia esse absurdo de petróleo na costa brasileira?

Você acha que os EUA estão felizes em ter perdido toda essa mina de ouro negro? Temos no fundo do mar uma riqueza absurda. Você já imaginou o que significa isso em termos de dinheiro, de poder de emancipação do Brasil? É coisa que até foge à nossa compreensão. É muita coisa, muita riqueza num mundo que precisa de energia para garantir a sobrevivência, quando sabemos o que significa o petróleo. Temos riquezas minerais, temos uma costa gigante para gerar energia eólica, temos água muita (já leu sobre o aquífero Guarany?). E temos 190 milhões de habitantes. Um país com uma população que é um imenso capital humano rico de cultura popular diversificada e por isso mesmo, extremamente criativo. Só nos falta oportunidade.

Aliás, igualdade de oportunidade. Veja o que Lula fez em termos de educação, que ainda é pouco. Quantas escolas técnicas tinhámos em mais de 80 anos? Menos de 100. Lula em sete anos já quase triplicou esse número. Lula com o Bolsa Família beneficiou mlhões de famílias e isso significou dinheiro circulando no comércio.

Lula com o Prouni já colocou mais de 600 mil jovens em universidades. Hoje tem pessoas pobres fazendo medicina, odontologia, direito, enfim, cursos que só filho de rico frequentava. Tem filho de catadora de lixo se formando em universidades. Já imaginou o que significa isso? Os filhos dessa gente serão doutores. Lula interrompeu a cadeia da miséria. São 30 milhões que saíram da pobreza. E o Luz para Todos?

É possível que no terceiro milênio ainda tivéssemos milhões de pessoas sem energia elétrica? Era como se essas pessoas vivessem no século 19 (e olhe lá). Lula fez com que o Brasil passasse a ser respeitado lá fora. Pagou o FMI e dispensou aquela gente que vinha aqui dar ordens e dizer como tínhamos que nos comportar.

Hoje até emprestamos dinheiro. Enfim, não estou falando tudo isso pelo fato de ser petista, mas por reconhecer que, apesar de faltar muito ainda, há um Brasil antes de Lula e um Brasil depois de Lula. Quem não reconhece isso é porque é imbecil, não lê jornal, não sabe de nada, ou é porque perdeu privilégios.
Só sei, Ailton, que é do máximo interesse dos EUA que Dilma perca e que Serra ganhe, pois há interesses gigantescos contrariados. Tem gente que nao tem noção alguma do que está em jogo nisso tudo.

Ou se tem, é porque é muito salafrária para torcer contra os interesses do próprio país. Infelizmente a oposição e a mídia agem assim, contra o Brasil. Se houver um golpe, meu amigo, pode acreditar que os jornais irão apoiar imediatamente, como foi em 64. Aliás, vão apoiar não, já estão trabalhando para isso.

Espero, sinceramente, que não sejam loucos de fazer isso. Não brinquem com fogo, porque o Brasil de hoje não é o Brasil de 64. A cobra vai fumar. CUT, Força Sindical, que hoje apóia Dilma e outros segmentos, como o MST (cerca de dois milhões de pessoas pelo Brasil afora) não vão aceitar passivamente. Isso aqui vai virar o ó do borogodó, pode crer. Se tentarem, amigo, vão abrir as portas do inferno. E estou pagando para ver.

Abraços,

Maria Luiza

NOTA DO BLOG: Parabéns Maria Luiza pela excelente e lúcida análise.
Mamado do Blog do Airton Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário