SÓ GOZO COM QUEM DÁ

domingo, 12 de junho de 2011

PRODUTORES DE SAL

Depois de uma luta de décadas, os produtores de sal do Rio Grande do Norte conseguiram do governo federal, o compromisso para a prorrogação da isenção da taxa do frete maritimo, para o prazo de 10 anos. Foi durante audiência, na quarta-feira, 8, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comercio e Exterior, Fernando da Mata Pimentel, em Brasília. A comitiva formada por representantes da indústria salineira e toda bancada federal e pela governadora Ciarlini.
O RN é responsável por quase 98% da produção nacional de sal e precisava dessa isenção  para enfrentar a concorrência do sal chileno que entra no pais sem pagar impostos, para tanto o Executivo vai encaminhar emenda ä Medida Provisória (MP) 517, que está tramitando no Congresso Nacional, isentando diversos produtos que entram nos portos das regiões Norte e Nordeste, beneficiando o parque salineiro. O Estado produz 5,5 milhões de toneladas de sal por ano. São 15 mil empregos diretos e mais de 50 mil indiretos. É uma das principais atividades econômicas do RN.

Os representantes das entidades dos produtores adiantaram que o RN tem capacidade de expandir a produção em mais dois milhões de toneladas de sal/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário