SÓ GOZO COM QUEM DÁ

sábado, 27 de setembro de 2008

HIPERTENSÃO ARTERIAL


Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos sangüíneos. Ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.

Dizemos que uma pessoa tem hipertensão ou pressão alta quando sua pressão arterial, ao ser medida em consultório médico, em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas em várias visitas médicas, é igual ou superior a 140x90 mmHg. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.

A hipertensão endurece e estreita os vasos sangüìneos que podem entupir ou romper, podendo causar angina, infarto, "derrame cerebral", AVC, paralização dos rins, entre outros problemas.

A pressão alta é uma doença muito comum, que acomete uma em cada cinco pessoas e que pode ser hereditária ou mesmo resultado de hábitos de vida inadequados.

O tratamento da pressão alta dura a vida toda. Deve ser feito conforme orientação médica e pode incluir medicamentos e a adoção de hábitos de vida saudáveis, como diminuiçao da ingestão de sal, bebidas alcoólicas e fumo; controle do peso e do estresse; e a prática de exercícios físicos, que ajudam a controlar o peso, a diminuir as taxas de gordura e açucar no sangue, a diminuir a tensão emocional e aumentar a auto estima.

Caso o médico recomende o uso de medicamentos, eles devem ser de uso contínuo, diário, nas doses e nos horários indicados pelo médico, mesmo que a pressão esteja controlada. Caso sinta algo diferente após a ingestão do medicamento, procure o seu médico.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS ADVERSÁRIO DA PRESSÃO ARTERIAL:

Obesidade - Aumenta a quantidade de gordura no sangue que se acumulam nas artérias, podendo causar estreitamento ou entupimento.

Sal - A ingestão excessiva de sal aumenta o volume de líquido no organismo, aumentando a pressão arterial.
Fumo - Pode aumentar o ritmo das batidas do coração e a pressão, ou ainda piorar a aterosclerose, endurecendo as artérias.


Estresse - Altera todo o funcionamento do organismo, dificultando no controle da pressão.

História Familiar - Pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensas. Se for o seu caso, comunique ao médico.

Fontes: Sociedade Brasileira de Hipertensão, http://www.abcdasaude.com.br/

Um comentário:

  1. E quem sofre de pressão alta, deve estar de sete palmos pra baixo. Porque a pressão foi grande. Quem não aguentar, corra!

    ResponderExcluir